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MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
Logo da Copa "mega fail"
SÃO PAULO - Ganhou fama já há
alguns dias na internet um vídeo
intulado "Logotipo da Copa Mega
Fail", no qual personagens envolvidos na escolha do fracassado símbolo da Copa de 2014 são dublados
com falas humorísticas.
Circulam também incontáveis
mensagens críticas e indignadas
sobre o assunto. No Facebook eu
mesmo aderi a um grupo, recém-criado, que se chama "Isso, não!
Queremos outro logo para Copa
2014", do qual também participam
designers gráficos de alto nível.
O fiasco retumbante do logotipo
está associado a um padrão que já
se transformou na verdadeira marca registrada dessa Copa brasileira:
tudo é feito na penumbra, com pouca ou nenhuma transparência, em
decisões de "diretoria".
A insatisfação com o símbolo,
que se multiplica na rede, não deixa de ser uma tentativa de começar
a arrombar essa festa para a qual
esqueceram de convidar o Brasil.
Já é hora de a Copa sair dos gabinetes e ganhar dimensão pública.
Se o país é "de todos", como diz a
propaganda do governo federal
(paga, aliás, com o dinheiro de todos), a Copa também é -e consumirá, como se sabe, uma montanha
de dinheiro do contribuinte.
As pessoas começam, enfim, a se
dar conta dessa realidade e a notar
que decisões estão sendo tomadas
sem que se ofereçam oportunidades de opinião e participação. Tudo
se passa como se uma ditadura da
Fifa estivesse sendo instalada no
país com apoio dos chefões do esporte e da política.
O problema é que vivemos há
anos numa democracia. E, embora
alguns não gostem disso, já estamos acostumados com debates, críticas, audiências públicas, consultas, canais de participação.
Um bom recomeço, para que as
coisas pudesem caminhar com um
pouco mais de respeito aos "idiotas" em que fomos transformados,
seria voltar atrás nesse logo e promover um concurso público como
são feitos -ou eram feitos- os concursos arquitetônicos.
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