São Paulo, sábado, 17 de julho de 2010

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MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

Logo da Copa "mega fail"

SÃO PAULO - Ganhou fama já há alguns dias na internet um vídeo intulado "Logotipo da Copa Mega Fail", no qual personagens envolvidos na escolha do fracassado símbolo da Copa de 2014 são dublados com falas humorísticas.
Circulam também incontáveis mensagens críticas e indignadas sobre o assunto. No Facebook eu mesmo aderi a um grupo, recém-criado, que se chama "Isso, não! Queremos outro logo para Copa 2014", do qual também participam designers gráficos de alto nível.
O fiasco retumbante do logotipo está associado a um padrão que já se transformou na verdadeira marca registrada dessa Copa brasileira: tudo é feito na penumbra, com pouca ou nenhuma transparência, em decisões de "diretoria".
A insatisfação com o símbolo, que se multiplica na rede, não deixa de ser uma tentativa de começar a arrombar essa festa para a qual esqueceram de convidar o Brasil.
Já é hora de a Copa sair dos gabinetes e ganhar dimensão pública. Se o país é "de todos", como diz a propaganda do governo federal (paga, aliás, com o dinheiro de todos), a Copa também é -e consumirá, como se sabe, uma montanha de dinheiro do contribuinte.
As pessoas começam, enfim, a se dar conta dessa realidade e a notar que decisões estão sendo tomadas sem que se ofereçam oportunidades de opinião e participação. Tudo se passa como se uma ditadura da Fifa estivesse sendo instalada no país com apoio dos chefões do esporte e da política.
O problema é que vivemos há anos numa democracia. E, embora alguns não gostem disso, já estamos acostumados com debates, críticas, audiências públicas, consultas, canais de participação.
Um bom recomeço, para que as coisas pudesem caminhar com um pouco mais de respeito aos "idiotas" em que fomos transformados, seria voltar atrás nesse logo e promover um concurso público como são feitos -ou eram feitos- os concursos arquitetônicos.


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