|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PAINEL DO LEITOR
O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.
Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor
Lula
Só uma pessoa cega à diversidade do voto do eleitor brasileiro, dos analfabetos homens e das
mulheres pobres, dos brancos e
negros católicos, protestantes e
evangélicos aos alfabetizados ricos e de classe média com grau
superior e pós-graduação, é incapaz de compreender a popularidade do Lula, como invoca, de
forma preconceituosa, o sr. Gilberto de Mello Kujawski ("Painel
do Leitor", ontem). É curioso que
o presidente tenha 80% de aprovação, numa população de 194
milhões de habitantes e no universo de 134 milhões de eleitores, e todos sejam ignorantes.
PEDRO FERNANDES DE FREITAS (São Paulo, SP)
As repetidas atitudes de Lula
incensando sua candidata revelam seu destemor diante da legislação eleitoral. Se as penalidades limitarem-se a multas insignificantes, o petista continuará desafiando a lei, afrontando
as autoridades judiciárias e abusando do poder público.
Passou da hora de o TSE agir
com maior rigor.
ANTONIO CARLOS DE SOUZA (Mirante do Paranapanema, SP)
Eleições
Concordo com a sugestão
("Painel do Leitor", ontem) de
transformar as multas em perda
de tempo da propaganda eleitoral; dever-se-á dar tratamento
isonômico na verificação dessa
perda. Vide "Goldman enaltece
Serra em eventos oficiais de SP"
(Poder, ontem). Esse tipo de elogio também deveria ter a mesma
conotação.
JOÃO GOMYDE NETO (São Paulo, SP)
Economia
Vale para os Estados e para a
Federação. Economia "bombando", empregos sobrando e arrecadação às mil maravilhas.
ISS, FGTS, IR, ICMS etc. arrecadados de puxar com o rodo.
Cadê a qualidade dos serviços
públicos fundamentais?
Educação? Saúde? Segurança?
Justiça rápida e certeira? O resto
é consequência.
RICARDO GARCIA (Londrina, PR)
Trem-bala
O artigo de Bernardo Figueiredo ("Por que o Trem de Alta Velocidade?", "Tendências/Debates", ontem), diretor-geral da
ANTT, não traz nenhuma novidade, a não ser louvar os esforços do nosso estadista de Garanhuns pela implantação do TAV.
Diz que, através de estatais, o
governo participará de 10% do
empreendimento. No entanto, lê-se na Primeira Página que o Planalto pretende criar uma estatal
para ser sócia da vencedora do leilão e financiar, via BNDES, 60%
da obra. Esquece de mencionar
que os TAVs existentes no mundo,
além de ligarem cidades a cidades, não aeroportos a aeroportos,
percorrem distâncias de 500 ou
mais quilômetros sem paradas,
tornando-se portanto praticamente inviáveis os trajetos Campinas-São Paulo e Campinas-Viracopos.
Finalmente, eu gostaria de sugerir a leitura do artigo de Luiz
Carlos Mendonça de Barros ("A irracionalidade do trem-bala",
Mercado, ontem).
SERGIO LEME ROMEIRO (Campinas, SP)
Greve no Judiciário
É lamentável uma greve nessa
área do poder público, porque
todos os lados sofrem muito com
as consequências da paralisação. A impressão que se tem é
que os servidores estão sendo
testados em sua capacidade de
resistência ("Servidores do Judiciário vão suspender greve", Poder, 13/7). Enquanto isso o próprio órgão vai se desestruturando
com acúmulo de processos.
FABIO ANDRE BALTHAZAR (São Paulo, SP)
Casamento gay
Ninguém deve ser contra aquilo que as pessoas desejam ter para sua vida. Por isso é dado o livre arbítrio. O casamento gay revela uma complexidade muito
grande. Não envolve somente o
casal, e sim todas as consequências da união de pessoas do mesmo sexo. Seria difícil explicar para uma criança que ela tem dois
pais ou duas mães. Como essa
criança seria tratada diante de
uma sociedade que tem na sua
base a família "normal" constituída? Como seria o relacionamento dessa criança na escola
entre os amigos?
ALEXANDRE ROGERIO BOTTURA (Taquaritinga, SP)
Transporte público
Em relação ao editorial "Obra
equivocada" (15/7), é preciso esclarecer que esta gestão municipal investe, sim, no transporte
coletivo. Um exemplo é a retomada pela prefeitura, após 20
anos, dos investimentos no metrô, que receberá R$ 2 bilhões em
oito anos. Além disso, desde
2005 mais de 8.000 ônibus (57%
da frota) foram substituídos por
veículos maiores e mais confortáveis. O número de ônibus acessíveis passou de 302 para 4.261.
Sete dos dez corredores da cidade passaram por requalificação.
E foram entregues à população
os dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes, beneficiando
82 mil passageiros com a diminuição do tempo de viagem.
SÉRGIO RONDINO , assessor de imprensa da prefeitura (São Paulo, SP)
Canis
Em resposta à jornalista Barbara Gancia ("A pena estéril",
Cotidiano, 9/7), esclareço que:
A superpopulação em alguns
canis municipais se deve a incompetência dos seus gestores. A
maior prova é o trabalho da União
Protetora dos Animais, que resgata, em média, 120 animais atropelados ou em sofrimento por mês e
tem, apenas, entre 70 e 80 animais em seu centro de recuperação. O que falta é vontade política
para programas de adoção, castração, identificação e conscientização por parte dos municípios.
Iniciamos a castração em massa
nos municípios em convênio com
o governo do Estado.
FELICIANO FILHO , deputado estadual pelo PV
(Campinas, SP)
Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman
Texto Anterior: Roberto Delmanto: Internar é melhor do que reduzir maioridade
Próximo Texto: Erramos Índice
|