São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

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RUY CASTRO

Tentacular e impiedosa

RIO DE JANEIRO - Você toma um táxi, senta-se no banco de trás e diz ao motorista aonde quer ir. E, quando já saboreia a ideia de passar a viagem admirando o cenário e zerando o QI, seus olhos dão de cara com uma novidade: um anúncio nas costas do banco à sua frente. Ou o anúncio de um anúncio, prometendo que, em breve, aquele espaço será ocupado por publicidade. Pronto. Lá se foi um dos últimos refúgios do ser humano.
Os aviões estão tomados há muito tempo. Já não se pode mais cochilar na Ponte Aérea e restaurar as forças para uma reunião de negócios no Rio ou em SP ao fim da viagem. Uma das principais companhias aéreas tortura o passageiro, bombardeando-o durante o voo com os anúncios que saem de televisõezinhas penduradas no teto -as quais berram desde os irritantes anúncios institucionais da empresa até comerciais de bancos, seguros ou hotéis.
Aliás, os táxis podem ter tirado sua sinistra ideia daqueles anúncios que os aviões já imprimem há tempos nas toalhinhas sobre o encosto das poltronas. E as miniTVs nos aviões também podem ter inspirado o aparelhinho de três polegadas que alguns taxistas mais cruéis acoplam ao painel.
Junte a isso as telinhas que nos acompanham nos elevadores, nas salas de espera e até em templos religiosos para se convencer de que não há como escapar. A propaganda é tentacular e impiedosa. Alguém me disse que os ovos à venda nos supermercados logo terão suas cascas decoradas com publicidade. Não duvido -pois se até a bunda dos jogadores e dos juízes de futebol estampa agora o nome de um fabricante de meias.
O falecido Paulo Francis recusava-se a usar calças jeans porque elas traziam a marca do fabricante costurada no bolso traseiro. Justificava-se: "Em bunda que mamãe beijou vagabundo nenhum põe grife".


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