São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Tucano sem medo de ser feliz

SÃO PAULO - A presidente, segundo Geraldo Alckmin, tem grande "espírito republicano"; o governador, segundo Dilma Rousseff, é um "parceiro excepcional". A aproximação e a troca de gentilezas entre a petista e o tucano causa surpresa e incomoda parceiros dos dois lados.
Em termos objetivos, a parceria se materializou na unificação do programa social do Estado com o Bolsa Família, em investimentos conjuntos na hidrovia Tietê-Paraná e na liberação de R$ 1,7 bilhão do governo federal para o Rodoanel. Até novembro, a presidente deve voltar pela terceira vez a São Paulo para anunciar nova dobradinha no programa Minha Casa, Minha Vida.
Entre seus respectivos staffs, consta que Dilma e Alckmin têm feito elogios recíprocos. A despeito das diferenças ideológicas, hoje esmaecidas pela convergência da política ao centro, um parece reconhecer no outro, com satisfação, a sua própria vocação administrativista.
Ainda falta muito para 2014, mas esse Alckmin que faz a corte para a presidente age como quem é candidato à reeleição no Estado. E Dilma também se fortalece entre o leitorado paulista simpático aos tucanos.
Com sua atitude, Alckmin ainda esvazia o governismo de Sérgio Cabral e a vocação governista do próprio Aécio, que não está acostumado a fazer oposição e não sabe muito como se comportar no Senado.
O mineiro vive um mau momento. Amargou primeiro o episódio da carteira vencida e do bafômetro -que se recusou a assoprar. Semanas depois, caiu do cavalo. São imagens que metaforizam, de forma cruel, uma atuação parlamentar decepcionante à luz daquilo que a oposição espera da sua promessa.
Pior do que Aécio avariado só mesmo José Serra, que dá a impressão de não ter entendido ainda o que lhe passou em outubro de 2010.
Entre o oposicionismo estéril de Serra e a inanição oposicionista de Aécio, Alckmin desponta, sem medo de ser feliz ao lado de Dilma. Mas ainda é um político regional, cria e cara da província de São Paulo.


Texto Anterior: Editoriais: PMDB "delivery"

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Eles são quase iguais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.