São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Respeito aos professores
"Nunca fomos contra a municipalização do ensino. Pelo contrário, sempre achamos que professores, pais e responsáveis pelo ensino sentariam juntos para discutir os problemas apresentados dentro da educação. Mas jamais imaginamos que a municipalização seria feita sem nenhum planejamento quanto ao destino dos professores da rede estadual. A que ponto chegou a humilhação dos professores de 1ª a 4ª série da rede estadual de São Paulo! Como é amargo um final de carreira em que uma professora com 56 anos e 28 na profissão é obrigada a remover-se para outro município, a mais de 30 km, e viajar diariamente!
Anna Rita Alves Soares (Paraibuna, SP)

Fome e degustação
"É no mínimo intrigante ver FHC dizer no exterior que casos de fome no Brasil são raros. Ao deixar a Presidência no próximo ano, poderemos assistir ao famoso choque de realidade e veremos o sociólogo FHC finalmente cair na real."
Gilson Soares Baía (São Paulo, SP)

"Entendemos como desrespeito ao povo brasileiro esse exibicionismo do nosso presidente FHC. Um presidente decente não se mostraria tomando vinho e comendo queijo numa mercearia tradicional de Portugal, sabendo que a maioria de nosso povo sofre com a fome, a miséria, o desemprego e a violência."
Marcus Vinicius V. A. Campos
(São José do Rio Preto, SP)

Políticas do PT
"Começou mal o presidente Lula. Internacionalmente, perde espaço para o presidente Fernando Henrique Cardoso, que se mostra disposto a continuar representando o Brasil perante o mundo. Enquanto isso, internamente, Lula foi à Bahia para o beija-mão aos notórios ACM e Ângelo Calmon de Sá."
Rogério Medeiros Garcia de Lima (Belo Horizonte, MG)

"É impressão minha ou foi só o PT vencer as eleições para presidente, e a prefeita de São Paulo paralisou as várias obras de recapeamento que vinham sendo feitas a todo vapor nas principais avenidas da cidade de São Paulo? Não seria melhor termos eleições anualmente? Assim, quem sabe, as obras sempre estariam sendo feitas em ritmo acelerado."
Paulo Ribeiro de Carvalho Jr.
(São Paulo, SP)

Posição editorial
"Como assinante da Folha, sinto-me frustrado pela má vontade que o jornal tem demonstrado com o governo Lula e assuntos da maior importância como o Fórum Social em Florença, que reuniu 450 mil pessoas em uma marcha antiglobalização. Sou gaúcho, e quando cheguei aqui resolvi assinar a Folha por indicação de que era um jornal neutro."
Alexandre Gomes Vidal
(São Paulo, SP)

"Se há um bom motivo para ainda continuar lendo a Folha, não poderia ser ser outro que não a de ter em seu quadro jornalistas como Janio de Freitas e Elio Gaspari. Sem petismo, peessedebismo ou o diabo, o que fazem é retratar a verdade, com coragem e competência."
Malu Ferreira (São Paulo, SP)

Crime em São Paulo
"No caso da morte do casal em São Paulo, ficou claro que o pior caminho é tentar impor aos filhos um "modus vivendi" sem a anuência deles. No caso específico, os dois apaixonados, em que pese a diferença social, eram absolutamente iguais: dois assassinos em potencial. Mereciam-se!"
Percy de Oliveira (Rio Claro, SP)

"É muito simples jogar pedras na jovem Suzane Richthofen, acusada de ser uma das autoras do assassinato de seus pais. A própria sociedade em que vivemos nos condiciona, muitas vezes, a atitudes insanas. A revolução tecnológica propicia um indivíduo em busca apenas da satisfação imediata, do materialismo. Somente haverá uma mudança nesse perfil social, quando houver uma revolução da consciência humana, quando o indivíduo passar a ver que essa compulsão materialista e imediata só traz malefícios à família e a si próprio."
André W. Vereda (São Paulo, SP)

Cotas e racismo
"É perceptível o falso discurso da mídia de reconhecimento do racismo. Ela diz serem necessárias soluções para resolver a questão, mas desconsidera projetos que podem contribuir para a melhoria de vida do negro. Quanto à definição de quem é negro no Brasil, basta perguntar à polícia, por exemplo. Ela, com certeza, sabe definir muito bem quem é negro. Ou a uma balconista de um shopping qualquer."
Glenda Cristina Valim de Melo
(Franca, SP)

Álcool poluidor
"Como o álcool pode ser chamado de combustível limpo? Basta assistir A uma queimada para ver o estrago ambiental que essa prática ocasiona. Quem duvida pode visitar Ribeirão Preto e região na época da safra para constatar. É impressionante como um modo tão rudimentar de manejo agrícola ainda seja usado. Nossos governantes, para piorar, afrouxaram a legislação para perpetuar as queimadas, favorecendo as usinas em detrimento da sociedade."
Adriano de Jesus Malachias Ferreira
(Ribeirão Preto, SP)

Animais maltratados
"Como médico veterinário, não posso deixar de fazer algumas considerações sobre o texto "Operação silêncio" (Revista da Folha, pág. 25, 10/11). A cordotomia, cirurgia mutilatória das cordas vocais de cães e gatos, não é proibida apenas na Austrália. As cirurgias consideradas estéticas e as que carecem de indicação veterinária não são realizadas em vários estados americanos, Reino Unido, Finlândia, Suíça, Suécia e Noruega. Se um animal doméstico late ou mia excessivamente, sinaliza que há algo errado. Em vez de corrigir isso, mutilam-se suas cordas vocais. O próximo passo seria devocalizar os filhos do vizinho que insistem em brincar gritando?"
José Naspitz (São Paulo, SP)



Texto Anterior: Marcos de Azambuja: Moda e negócios


Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.