UOL




São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Exemplo
"Parabenizo Josias de Souza pelo excelente texto publicado no domingo passado ("Terrorismo espreita Lula, Alencar e ministros'). Sinto vergonha de ser cidadão brasileiro e de possuir um governo federal arrivista instalado no Palácio do Planalto. Tudo aquilo que o PT sempre defendeu, inclusive a ética republicana, ruiu. Foi-se a esperança, chegou o terror, isto é, a violência revolucionária. De janeiro a outubro de 2003, foi gasta a bagatela de R$ 5 milhões com cartões de crédito do governo. Se o presidente da República prega realmente a transparência e a ética na política, que mande liberar seus gastos pessoais com os cartões de crédito criados no governo anterior. Estará a autoridade máxima do país dando um exemplo para o presente e para o futuro."
Fábio Teixeira (Bebedouro, SP)

Mudanças do PT
"Lula prometeu mudanças. Cumpriu a promessa: ele mudou."
Antonio Pedro Schlindwein (Florianópolis, SC)

Coerência
"Onde está a coerência do PT? Ninguém sabe, ninguém viu. Se o PT trabalha para que quem vota contra a determinação de seu núcleo seja expulso do partido, não há lógica nenhuma em manter no PT os que não seguem essa diretriz. Onde está a coerência, companheiros? O senhor Genoino quis a expulsão da senadora Heloísa Helena e defende o senhor Flamarion Portela."
Durval Tavares (São Paulo, SP)

Promoção
"Como um velho oficial reformado do glorioso Exército brasileiro, sinto-me revoltado com a absurda idéia de que se promova ao generalato um cidadão que nada fez pela nossa querida instituição. A promoção ao posto de general é de livre escolha do presidente da República, mas não é um "recrutamento amplo". O "recrutamento" é restrito -e restrito demais. Para integrar a lista, é necessário que se atenda um grande número de requisitos previstos em dispositivos legais. Ele não atende nem sequer um. Ademais, dar a um comunista esse prêmio é uma agressão à democracia. Essa ideologia é falida e fez muito mal à humanidade: milhões de pessoas foram mortas para que ela se espalhasse pelo mundo. Nas últimas eleições da Rússia, o Partido Comunista teve apenas 12,7% dos votos, ou seja, a metade do que tinha tido nas eleições anteriores. E isso lá no seu berço. Vamos pagar ao promovido o soldo de general. A democracia não tem preço, e os nossos comunistas gostam muito de dinheiro."
Pedro Cândido Ferreira Filho (Belo Horizonte, MG)

Aborto
"Utilizando-se de generosos espaços concedidos nesses dias pela Folha, dois homens maiores de 60 anos dedicaram-se com afinco a demonstrar que sabem tudo sobre o que as mulheres podem (ou não) fazer em caso de gravidez indesejada. Visto que também no Brasil homens ainda não têm aptidão biológica para engravidar, carecendo, por isso, de importantes informações quanto aos afetos envolvidos, roga-se à Folha que conceda igual espaço a mulheres para que nós, leitores, possamos saber o que elas pensam sobre tais questões."
Antonio Francisco das Neves (Belo Horizonte, MG)

 

"Muito se engana o senhor Ives Gandra da Silva Martins ao encerrar o debate com o senhor Saulo Ramos alegando não querer ultrapassar os limites da paciência dos leitores. Para mim, como leitor, está sendo um prazer acompanhar dois grandes juristas num debate de profundo conhecimento técnico e, principalmente, de imenso respeito mútuo."
Sérgio Sztajnbok (São Paulo, SP)

Maioridade
"É muita demagogia. Por que se diz "não" à redução da maioridade? O ministro da Justiça tem dito que essa medida isoladamente não irá resolver o problema. É lógico. Nenhuma das que ele propõe também resolverá. É necessário um conjunto de medidas, entre as quais a redução. Será que a vontade de meia dúzia de ministros (e do presidente) vai sobrepor-se à de mais de 80% dos brasileiros? Será que nossos legisladores se acham mais sábios que os de países de Primeiro Mundo? Elaboram leis como se o Brasil fosse uma Suécia... Que tal incluir no próximo plebiscito consultas sobre a pena de morte, a prisão perpétua e a redução da maioridade penal? Não são fatos isolados, não. Crimes violentos praticados por menores estão ocorrendo todos os dias. Será que nossas autoridades são cegas?"
Osvaldo Pereira de Paiva (Uberlândia, MG)

Aids
"Em relação ao fato de a Igreja Católica ser contra a veiculação de um vídeo sobre a utilização da camisinha no combate à Aids, penso que, como um órgão da sociedade civil, a igreja utilizou bem as armas que a própria sociedade organizada disponibiliza para combater idéias que ela considera prejudiciais à conduta e à vida das pessoas. Penso que a igreja deva ser louvada por declarar e por defender a sua posição com valentia e segurança, não se omitindo em uma questão tão polêmica como essa."
Eduardo Outi (Osasco, SP)

Saída
"Acompanhei a história do PT, participei de campanhas eleitorais e transferi meu título de eleitor para a capital paulista para votar em Marta Suplicy. Estava na avenida Paulista e chorei de emoção ao ver Lula como presidente de República. Naquele momento, a esperança vencia o medo. Ao ver que os intelectuais Chico de Oliveira e Carlos Nelson Coutinho, entre outros, anunciam sua desfiliação do partido, compreendo com clareza uma sensação que vinha sentindo há algum tempo: a decepção venceu a esperança. Decidi acompanhá-los e desfiliar-me do partido."
Robinson Salerno Ricci (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Carlos Vogt, presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -Fapesp (Campinas, SP); Luiz Seabra, presidente fundador, Guilherme Leal, presidente-executivo e Pedro Luiz Passos, presidente de Operações da Natura (Cajamar, SP); José Martins de Godoy e Vicente Falconi Campos, INDG -Instituto de Desenvolvimento Gerencial (Nova Lima, MG); Leonardo Frankenthal (São Paulo, SP); WN&P Comunicação (São Paulo, SP); Eduardo Fischer, FischerAmérica Comunicação Total (São Paulo, SP); Abashows: Escola de Arte Mágica Mr. Basart Shows e Produções Artísticas, Aparelhos e Artigos Mágicos (São Paulo, SP).


Texto Anterior: Miguel Nicolelis: Descentralizar para unir

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.