São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Jogo rasteiro?

BRASÍLIA - Têm razão tanto o vice na chapa de Geraldo Alckmin, o pefelista José Jorge, quanto o presidente do PT, Ricardo Berzoini.
José Jorge, por esquentar o discurso de oposição: "Temos um presidente [Lula] que não trabalha, só viaja, que bebe muito, como dizem por aí", berrou do palanque.
Berzoini, por atribuir o tom do adversário ao "desespero".
A campanha de Alckmin está uma confusão, com o PSDB tentando manter a imagem de bonzinho e o PFL partindo para o pau. Resultado: os programas tucanos são mornos, e os do PFL estão fervendo. O que foi ao ar no feriado de quinta fez um resumo das notícias da imprensa, da Procuradoria Geral da República, das CPIs e da Polícia Federal sobre os escândalos.
Diante da curiosidade ou da perplexidade, os pefelistas depois explicaram objetivamente: fatos são fatos, precisam ser mostrados. E compararam: "Lembra quando o PT era da oposição?" É verdade, o PT na oposição sempre produziu programas assim, acusando tudo e todos, e, convenhamos, com menos material e artilharia do que seus adversários têm hoje.
Já Berzoini tem razão pelo seguinte: segundo o último CNI-Ibope, Lula tem 48% contra 19% de Alckmin. Ou seja, o recurso à paulada é sacado por causa da gritante diferença entre os dois candidatos. Por um certo desespero, sim.
Na sexta, em Recife, Lula se defendeu, dizendo que "tem caráter" e acusando os ataques de "jogo rasteiro". Mas o maior expert nesse tipo de jogo sempre foi o PT. Já imaginou o que faria se fosse de oposição e tivesse todas essas informações e documentos?
Ao bater, o PFL de hoje repete o PT de ontem. Resta saber o efeito eleitoral, quem perde e quem ganha com a estratégia. É arriscada, mas os pefelistas reagem: "Perdidos por um, perdidos por mil".


@ - elianec@uol.com.br


Texto Anterior: Frankfurt - Clóvis Rossi: A cidade condenada
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A mídia derrotada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.