São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Infinitamente
"Ao romperem as regras e anunciarem corajosamente a sua homossexualidade -que não é doença e não é contagiosa-, os dois militares foram rápida e exemplarmente castigados por seu "crime".
Espera-se agora, por um crime infinitamente mais grave, que os militares envolvidos na morte de três rapazes, pobres, negros e favelados, sejam também responsabilizados e punidos."
CRISTINA CATALINA CHARNIS (São Paulo, SP)

 

"Quero parabenizar o maior jornalista do Brasil, Janio de Freitas, pelo imenso serviço prestado a esta nação ao escrever a já antológica crônica "O campo dos mortos" (Brasil, ontem). O jornalista foi a única voz da imprensa a demonstrar a inconsistência da versão que atribui a possíveis traficantes a autoria dos referidos assassinatos."
LUIZ OTÁVIO PINTO M. DE AZEVEDO (Belo Horizonte, MG)

 

"Embora se deva lamentar o episódio ocorrido no morro da Providência, é estranha a obstinação da mídia ao explorar a matéria, com a firme intenção, sempre que surge uma oportunidade, de macular uma instituição que está acima de qualquer possível desvio de conduta de parcela ínfima de seus membros.
Que se punam os culpados, se a Justiça assim decidir. E só. O resto não passa de sensacionalismo que não enriquece o currículo de nenhum profissional de imprensa."
SERGIO MARTINS VIANNA (Rio de Janeiro, RJ)

Primeira Página
"A Primeira Página da edição de ontem da Folha é um triste retrato do Brasil atual.
Militares envolvidos na morte de jovens -e talvez com traficantes-; carga tributária recorde; desvio de dinheiro no Banrisul; em Juiz de Fora (MG), prefeito preso pela segunda vez renuncia para não ser cassado por corrupção; no Rio, policial (mais um) acusado de ser o mandante de torturas a jornalistas se entrega; mais uma líder sem-terra é assassinada; cervejaria patrocina festa em colégio de adolescentes... e ainda temos o Dunga.
Nunca antes neste país (os anos da ditadura não contam) sentimos tanto a falta de civilidade, ética, respeito, honestidade e comprometimento com o país e com o futuro das próximas gerações."
FEDERICO ERDOCIA , jornalista (São Paulo, SP)

Unifesp
"A respeito da reportagem "Documento da Unifesp revela que reitor já era investigado desde 2003" (Brasil, 17/6), venho informar que as contas de minha gestão à frente do Centro de Estudos de Pediatria da Escola Paulista (Cepep) foram analisadas em detalhes por um comitê interno de sócios do centro de estudos e por uma empresa externa de auditoria.
Ao fim dos trabalhos da auditoria, ficou constatado que não houve uso de recursos para fins não condizentes com os objetivos do Cepep. Foi sugerida a implantação de melhorias nos procedimentos contábeis da instituição, as quais foram prontamente atendidas a fim de garantir o controle das despesas e a continuidade das atividades.
Cabe ainda informar que, ao contrário do que foi publicado, o Cepep não é um órgão da Unifesp. Trata-se de uma entidade inteiramente privada, composta por docentes da universidade."
ULYSSES FAGUNDES NETO , reitor da Unifesp (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Laura Capriglione - Sobre os fatos denunciados pelos quatro docentes da pediatria, a diretoria do Cepep enviou à Folha, em 16/5, e-mail que admite terem sido constatadas "irregularidades" e "descontroles contábeis", além de se ter comprovado "por laudo grafotécnico elaborado por perito de renome" a ocorrência de falsificações de assinaturas na contabilidade da entidade. Em nenhum momento a reportagem tratou o Cepep como um órgão da Unifesp.

Liberdade de imprensa
"A propósito de descabida e despropositada ação da Promotoria de Justiça Eleitoral contra a Empresa Folha da Manhã ("Promotoria eleitoral move ação contra Folha", Brasil, 12/6), em flagrante agressão à liberdade de imprensa e contra reportagem de cunho eminentemente jornalístico, envolvendo entrevista com a ex-ministra e pré-candidata Marta Suplicy, manifesto a todo o Grupo Folha a minha total e irrestrita solidariedade."
CAMPOS MACHADO , líder da Bancada do PTB-SP, presidente estadual do PTB-SP e secretário-geral do PTB nacional (São Paulo, SP)

Infraero
"Sobre a reportagem "Infraero quer mais capital externo em empresa aérea", da repórter Fernanda Odilla, em que se diz que "presidente da estatal afirma que Anac estuda elevar limite de 20% para 49%" e que "para Sérgio Gaudenzi, injeção de capital tornaria empresas mais ágeis e modernas, e não cabe à Anac investigar caso Varig", a Infraero esclarece que seu presidente, Sérgio Gaudenzi, não defendeu e em momento nenhum definiu índice sobre a participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas de 20% para 49%.
Cabe ressaltar que o presidente da estatal disse apenas que seria interessante o aumento de capital e que, havendo, deveria haver reciprocidade em relação a outros países.
Também, diferentemente do abordado, o presidente da Infraero esclarece que, no caso Varig, sabe que a investigação cabe aos órgãos como CGU ou Tribunal de Contas."
LÉA CAVALLERO , assessora de imprensa da Infraero (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Fernanda Odilla - O texto não diz que Gaudenzi faz a defesa do percentual, mas, sim, que a Anac o estuda -o que a agência confirma. Sobre a investigação, o texto relatou que Gaudenzi afirmou que cabe ao governo definir um órgão para apurar as denúncias.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES
Carlos Augusto Calil: Incentivo ou renúncia?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.