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Editoriais
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Técnicas de ensino
É consensual a avaliação de que
o principal desafio das políticas de
educação no país se encontra na
melhoria da qualidade de ensino.
Aulas precárias e desinteressantes afetam negativamente não
apenas a formação dos estudantes
e seu posterior desempenho no
mercado de trabalho mas também
a permanência na escola.
A educação de baixa qualidade
ajuda a explicar o fato de o país
ainda não ser capaz de manter todos os adolescentes no ensino médio. Segundo uma pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Getúlio Vargas, a maior parcela dos
jovens que abandonam os estudos
apresenta como justificativa a falta de interesse pela escola, e não a
necessidade de trabalhar.
As taxas de desistência nessa
etapa da educação são assustadoras, em todo o país. Na região metropolitana de São Paulo, a média
de abandono da escola, entre
2002 e 2008, foi de 19,4%.
O avanço que se espera da educação não depende apenas da necessária melhoria das condições
materiais e salariais do professor e
do conhecimento das disciplinas
a serem lecionadas. Ensinar exige
técnicas específicas. Para tornar
as aulas mais atrativas e eficazes,
cumpre levar aos docentes os métodos necessários à transmissão
de conteúdos e à motivação dos
estudantes.
O conhecimento teórico é imprescindível, observa Doug Lemov, especialista em métodos de
ensino, entrevistado nesta semana pela Folha. "Mas só isso não
faz de alguém um bom professor."
Experts em educação têm constatado a fragilidade da formação
técnica dos docentes brasileiros.
Competências como a forma de
apresentação dos assuntos, a gestão do tempo ou o estabelecimento de vínculos com os alunos não
são treinadas e desenvolvidas, em
cursos de formação de professores, tanto quanto seria desejável.
Em São Paulo, a recente adoção
de apostilas, que uniformizam o
conteúdo a ser ministrado em cada aula, contribuiu para melhorar
o desempenho dos alunos na prova nacional de avaliação do ensino fundamental.
Uniformização semelhante dos
métodos de ensino e melhor treinamento dos professores são também recomendáveis para elevar a
qualidade do ensino.
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