São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Caneladas da pátria em chuteiras

RIO DE JANEIRO - O que há de universal em produções brasileiras, no sentido de absorção, conhecimento e devoção pelo mundo, está na música -muito mais do que na literatura e no cinema- e no futebol -sem qualquer comparação com esportes como futsal, vôlei e vôlei de praia, em razão da causa da magnitude do primeiro. É de estarrecer que o futebol esteja embrenhado de políticos e politicagem, na direção de federações e clubes, mas seja mantido ausente da agenda dos candidatos à Presidência.
Não é para propor a CPI do meião do Roberto Carlos ou do apagão do Ronaldinho Gaúcho. A elaboração de um projeto de inclusão social, por meio do esporte em geral e do futebol em particular, é de uma obviedade gritante.
Os cartolas usam o futebol para obter votos, chegam ao Parlamento, asseguram sua imunidade para as traquinagens que cometeram em clubes e federações e jogam o esporte para escanteio. A CBF é o paraíso encantado da politicagem, agraciando parlamentares e até juízes e desembargadores com convites, extensivos a mulheres e amantes, para jogos da seleção na Copa do Mundo, por exemplo.
Lula recuou de sua intenção inicial de usar uma medida provisória para lançar a Timemania, a loteria que vai tirar do buraco os clubes brasileiros, porque os parlamentares da bancada da bola contestam a responsabilização judicial por atos em direção dos times. Mandou um projeto de lei, a ser remendado a torto e à direita.
O Pan 2007 é tema de disputa de paternidade por Cesar Maia, Rosinha Matheus e Lula. Os três pensam no uso eleitoral do esporte, estando distantes de entender o seu potencial econômico e inclusivo.
É a forma mais eficiente de ascensão social do país -que o digam Ronaldo e Cafu. O futebol pode ser a redenção da pátria em chuteiras.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: 2006 repete 1998
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Educação, crime e desemprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.