São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Ética
"Os políticos são empregados temporários com procuração por prazo determinado para defender os interesses dos patrões, e não legislar em causa própria ou de seus puxa-sacos. Não ligam para opinião publica? Esperem as próximas eleições e verão que os patrões não são os idiotas que eles pensam que são."
EDWIN HAYASHI (São Paulo, SP)

 

"O deputado Edmar Moreira contratou os serviços de suas próprias empresas de segurança, com sua verba indenizatória de maio de 2007 a janeiro de 2009. A verba deveria ser usada em gastos ligados à função de deputado, mas ele usou o dinheiro para contratação das suas empresas. Além disso, como todos sabem, seu "castelinho" nunca foi declarado ao fisco. Edmar foi absolvido pelo Conselho de Ética. Fica evidente, mais uma vez, que a ética praticada no Congresso não é a mesma ética que rege a vida do cidadão comum."
VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

 

"O leitor Gilberto Albero ("Painel do Leitor", 13/7) diz que "o brasileiro não suporta mais tantos escândalos no Congresso". Permitam-me discordar. Tanto suporta que não sai às ruas para protestar; tanto suporta que anula os escândalos substituindo-os pela alegria de ver seu time ganhar a cada partida, ou sucumbe ao vê-lo perder. Lota os estádios, mas não comparece aos protestos propostos. E ainda reclama de quem comparece. O leitor sugere votar em branco ou nulo e critica o Conselho de Ética: "piada de mau gosto". Concordo com ele. Contudo, melhor seria desobrigar o cidadão de comparecer às urnas. Políticos de carteirinha teriam que correr para levar o cidadão ao escrutínio."
MODESTA TRINDADE THEODORO (Belo Horizonte, MG)

Pizza
"Será que não houve engano por parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade protestando contra as declarações do presidente Lula?
Tenho a sensação de que ele quis elogiar os profissionais pizzaiolos.
Nunca na história deste país alguém tem se fartado, se empanturrado tanto com as pizzas da oposição (e devem ser saborosas) do que o próprio presidente. Caso contrário, ele não qualificaria seus opositores como "bons pizzaiolos"."
EUGÊNIO JOSÉ DE CAMARGO BARROS (Porongaba, SP)

 

"Aqui em casa somos todos fanáticos por pizza e temos o maior respeito pelos pizzaiolos. A comparação feita pelo presidente foi uma grande injustiça com os pizzaiolos, já que nossos políticos cada vez mais são odiados pela população."
WILSON ROBERTO MARQUES DA SILVA (Leme, SP)

Universidade virtual
"O professor Carlos Vogt ("Tendências/Debates", 15/7) poderia ser mais claro ao nomear os responsáveis pela criação dos planos de ensino da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Não bastassem os clamores das faculdades de educação, presenciei no instituto em que estudo o desconhecimento que boa parte dos professores tinha a respeito do projeto. Quer parecer, portanto, que os planos de ensino foram criados de maneira verticalizada, sem a participação efetiva das universidades. À Unicamp, à USP e à Unesp caberia "emprestar" seus pós-graduandos e suas marcas ao empreendimento.
É fato que o ensino à distância pode promover a ampliação do acesso à educação "de qualidade". No entanto, a proposta do governo estadual deve precisar melhor seus objetivos e procedimentos."
ANA CLÁUDIA LOPES SILVEIRA , aluna de filosofia da Unicamp (Campinas, SP)

 

"Concordo com o professor Carlos Vogt, a criação da Univesp é um avanço considerável das instituições públicas de nível superior no Estado de São Paulo e possibilitará a muitos estudantes de baixa renda continuar seus estudos com um mínimo de investimento financeiro."
MARTE FERREIRA DA SILVA (Atibaia, SP)

Gripe
"Parabenizo a Folha pela maneira criteriosa e educativa com que vem abordando a gripe A (H1N1).
Aparentemente, com o escalar da doença, seus efeitos diretos, sobre a saúde pública, e indiretos, sobre a opinião pública, acabam sendo de relevância ainda maior. O que falta à mídia é utilizar unicamente a terminologia apropriada recomendada pela Organização Mundial da Saúde, de gripe A (H1N1), se abstendo de usar o termo equivocado "gripe suína"."
EDSON LUIZ BORDIN, veterinário (São Paulo, SP)

ECA
"O Estatuto da Criança e do Adolescente completou 19 anos no dia 13/7. A lei federal 8.069/90 regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal de 1988: crianças e adolescentes são prioridades absolutas.
A cidade de São Paulo está promovendo 62 Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mas a imprensa conservadora só fala da "redução da idade penal" e do ilegal "toque de recolher". O que falta é uma cultura de punição contra autoridades que não priorizam as crianças e adolescentes nas políticas públicas.
A resposta à violência infantil e juvenil está no próprio ECA. Se fossem cumpridos os cem primeiros artigos do ECA, garantia de saúde de qualidade, moradia digna, educação em tempo integral etc., certamente os casos de infrações praticadas por crianças e adolescentes seriam ainda menores."
JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA, Coordenador do Fórum Jabaquara em Defesa da Infância e Juventude (São Paulo, SP)

Esquerda
"Convivi muito com uma elite dita de esquerda, nos anos 1970/80, e desse convívio dolorosamente constatei que a escolha, antes de ideológica, era uma fachada que escondia uma fragilidade de caráter:
quanto mais inseguros, incompetentes e vaidosos, mais de esquerda se propalavam. Era dentro das camadas dos que viviam fora do mundo real ou que recebiam remunerações incompatíveis com o que produziam que surgiam os mais fanáticos defensores de um governo centralizador. Esta realidade mostra o risco que corremos com o atual governo: pessoas com esse caráter são manipuladoras, movidas por inveja, ansiosas por poder e autoidólatras."
SUELI MARIA FONSECA RICHERS , (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Aloizio Mercadante: Eles vieram para ficar

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.