UOL




São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

EMPREGO E JUROS

Acompanhando o arrefecimento da atividade industrial, o emprego apresentou sua quinta retração consecutiva em junho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve queda de 1,3% no emprego industrial durante o primeiro semestre do ano. As demissões superaram as contratações, sobretudo na indústria de transformação, de minerais não-metálicos e de aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações.
Além da redução nos postos de trabalho, houve uma diminuição de 6,4% em termos reais (descontada a inflação) na massa de salários dos trabalhadores industriais nos primeiros seis meses do ano.
Amanhã o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) anunciará a nova taxa de juros básica da economia (taxa Selic), atualmente em 24,5% ao ano. O mercado financeiro está projetando uma queda entre 1,5 e 2 pontos percentuais, o que sinaliza uma taxa de juro básica abaixo de 20% em dezembro.
As projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que orienta as metas de inflação e, portanto, a política monetária do BC, continuam em queda. As expectativas para este ano caíram pela 11.ª vez consecutiva de 9,93% para 9,74%, de acordo com pesquisa semanal realizada pelo BC em cem instituições financeiras. Para 2004, os analistas projetam hoje um IPCA de 6,5%. Essas previsões estão abaixo do teto das metas estabelecidas para os dois anos -11% e 8%, respectivamente.
O comportamento da inflação e dos juros futuros, bem como a queda no emprego e no salário industrial, parece fornecer elementos para uma redução mais acentuada da taxa Selic. Como a taxa de inflação esperada pelo mercado financeiro tem caído, o gradualismo do BC vem elevando sistematicamente as projeções relativas à taxa de juro real (Selic menos inflação), sobretudo aquela paga por empresas e consumidores. A manutenção dessa política homeopática apenas retarda a recuperação econômica, fazendo com que as empresas mantenham-se retraídas com a redução do emprego e do rendimento dos trabalhadores.


Próximo Texto: Editoriais: SABOTAGEM NO IRAQUE
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.