São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Battisti
"É heresia cômica a foto do terrorista Battisti segurando a Bíblia (Primeira Página de ontem).
A propósito, a sociedade ainda não foi informada sobre quem paga os polpudos honorários dos advogados do criminoso italiano."
ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA (Belo Horizonte, MG)

 

"Leis e decisões judiciais foram feitas para serem cumpridas.
Parabéns ao ministro Gilmar Mendes pelo voto a favor da extradição do criminoso assassino italiano, que tem de voltar para o seu país de origem e cumprir a pena a que foi condenado. Espero que Lula não interfira politicamente."
MOYSES CHEID JÚNIOR (São Paulo, SP)

IPTU
"Creio que a Prefeitura de São Paulo esteja pegando o caminho da contramão. Nós, contribuintes, que já pagamos um IPTU altíssimo, agora seremos vítimas de mais um desmando desta gestão.
O prefeito disse que os imóveis das regiões hoje habitadas pela classe média e que estão próximas ao metrô se valorizaram muito. Ou seja, apesar de eu já ter me planejado e ter deixado de lado passeios, cursos, livros, divertimento, cultura e até mesmo cuidados com saúde para juntar o meu suado dinheiro para ter um imóvel que me permitisse o uso do metrô -além, claro, de ter pago valores absurdos para a prefeitura (o ITBI, Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para ter o imóvel em meu nome-, ainda terei de pagar um IPTU mais alto agora porque uso o metrô.
E vejam só! Se minha memória não falha, foi a própria prefeitura que inventou o rodízio e proibiu a entrada de fretados em áreas da cidade, dizendo que devemos fazer mais uso do transporte público, principalmente do metrô!
Não sei que caminho tomar, pois, em vez de receber uma gratificação da prefeitura por me esforçar em comprar um imóvel próximo ao metrô e usar transporte público, estou sendo punida por isso."
AMANDA PIRES (São Paulo, SP)

 

"Lendo a enxurrada de cartas contra o aumento do IPTU, tenho a impressão de que a classe média, quando molestada no bolso, sai atirando sem nem sempre se assegurar em acertar o alvo certo. A faixa de isenção subirá para imóveis de até R$ 92 mil. Logo, quem está gritando é quem pode pagar mais.
Sugiro que aqueles que reclamam se juntem aos vereadores petistas, que eram a favor de cobrar mais dos ricos para distribuir a riqueza, mas que, claro, por serem oposição, são contrários à medida."
FRANCISCO XAVIER FERNANDEZ (São Paulo, SP)

2010
"Sobre o texto "Eleição do PT testa força do projeto Dilma nos Estados" (Brasil, ontem), informo que minha posição sobre a disputa para o governo de Minas Gerais em 2010 é clara: sou pré-candidato a governador e meu nome está colocado para as bases do PT no Estado.
A defesa que faço da candidatura própria do PT em Minas não se contrapõe à necessidade de construirmos alianças programáticas com os partidos da base aliada, entre eles o PMDB, o PC do B e o PSB.
Assim, não é correta a afirmação de que o contraponto à minha candidatura seja a defesa da candidatura própria. Neste momento, estamos empenhados no PT em definir os rumos do Partido do Estado.
PATRUS ANANIAS , ministro do Desenvolvimento Social (Brasília, DF)

 

"A propósito da reportagem "Heloísa apoia Marina e se lança ao Senado" (Brasil, ontem), esclarecemos que a Executiva Nacional do PSOL definiu uma agenda de diálogo entre os filiados e com movimentos sociais, partidos políticos e com a pré-candidatura de Marina Silva (PV).
Por democrático, qualquer membro do partido pode manifestar publicamente sua posição, como Heloísa Helena e vários outros fazem, enriquecendo o debate programático e de tática eleitoral. No nosso caso, não consideramos que a candidatura própria seja necessariamente o único caminho, como a reportagem pode dar a entender, nem estivemos à frente do lançamento do nome do digno companheiro Plínio de Arruda Sampaio.
Vivemos o fecundo processo de discussão sobre as alternativas da esquerda quanto à posição do PSOL para 2010, que, seguramente, se diferenciará da falsa polarização em curso.
Nossa conferência eleitoral, em março de 2010, será a instância de decisão partidária e coletiva".
IVAN VALENTE e CHICO ALENCAR , deputados federais pelo PSOL (Brasília, DF)

Fumo
"Chega a ser constrangedor ver grupos de pessoas nas portas das empresas dando suas baforadas, com expressão de que estão cometendo algum delito ou "matando o serviço", já que o governador José Serra radicalizou e não permite a criação de espaços reservados para fumantes .
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, é mais sensato, pois sinalizou que vai implantar a proibição de fumar em locais fechados, mas vai permitir a instalação de fumódromos, numa demonstração de que é contrário a toda e qualquer forma de discriminação."
HAROLDO LOPES (São Paulo, SP)

"Desaparelhamento"
"Parabenizo Álvaro Rodrigues dos Santos pelo artigo "O esvaziamento tecnológico do Estado" ("Tendências/Debates", ontem), no qual consegue sintetizar o desaparelhamento da máquina do Estado, principalmente a partir de 1982.
Como ex-funcionário da Cesp, senti na pele a orquestração que foi feita na empresa.
Primeiro, para colocar apadrinhados políticos em sua direção.
Depois, com o sucateamento da empresa para realizar a sua privatização. O mesmo fenômeno aconteceu no Banespa e, mais recentemente, na ex-Nossa Caixa.
O preço a pagar será muito alto.
Não se formam técnicos competentes da noite para o dia."
MÁRCIO HENRIQUE GUIMARÃES PAGNANO (Sertãozinho, SP)

Leonilson
"Não tem fundamento a notícia de que o comodato proposto pela família do artista plástico Leonilson à Pinacoteca do Estado de São Paulo teria sido aprovado em recente reunião do Conselho de Orientação Artística ("Fogo apressa digitalização do acervo de Leonilson", Ilustrada, 17/ 11).
Este conselho continua estudando os termos da proposta e a possibilidade ou não de concretizá-la."
JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA LEITE , presidente do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Fabio Cypriano - O comodato foi confirmado pelo presidente da Associação dos Amigos da Pinacoteca, conforme informou a reportagem.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: João Batista Araujo e Oliveira: Avaliação educacional em risco

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.