São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Horário de verão
Todos os anos, na véspera do fim de mais uma temporada da hora de verão, o governo divulga a mesma cantilena, como neste 2011: "Horário de verão que termina hoje gerou economia capaz de iluminar duas Brasílias." Sem discutir outros aspectos, cabe perguntar: economia para quem? Seguramente não para o consumidor, que paga para dispor deste conforto doméstico, mas enfrenta apagões e não vê qualquer redução na sua conta.
ROLDÃO SIMAS FILHO (Brasília, DF)

Lei antifumo
Sobre o editorial "Exagero antitabagista" (18/2), o problema é o comportamento acintoso do fumante, jogando bitucas acesas por onde passa, como se deixasse seu rastro. Bitucas acesas nas areias das praias queimam os pés dos outros, inclusive crianças. O mesmo ocorre nos parques, praças e calçadas. Sem falar nas questões ambiental e de segurança, como é o caso dos incêndios provocados por bitucas.
Num prédio em que já residi, certa vez houve um princípio de incêndio, e os bombeiros concluíram que a causa foi uma bituca.
Outra vez uma dessas entrou no meu apartamento pela janela, atirada por um vizinho de um andar superior, e queimou meu piso. Após as leis antifumo, acumulam-se verdadeiros montes de bitucas em locais onde se concentram fumantes, contribuindo para entupir bueiros. Grande parte dos fumantes age como se não estivesse "nem aí" para seus semelhantes. Por isso merecem multa, pois não podemos ser vítimas do tabagismo deles.
VALÉRIA PROCHMANN (Curitiba, PR)

EUA
A economia dos Estados Unidos é uma imensa bolha. Pode explodir a qualquer momento. Os protestos internos decorrentes dos cortes orçamentários começaram. Sua elite e poderosa mídia mentem, culpando os outros por sua incompetência. Culparam os comunistas, os terroristas e, agora, a China e outros emergentes devido ao valor baixo de sua moeda. A China não tem dívida e possui uma reserva de US$ 3 trilhões, enquanto os EUA têm uma dívida impagável de US$ 14 trilhões. Toda mentira amplia-se com o tempo.
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

Bolívia
As sublevações populares não se restringem ao Oriente Médio.
Desde sexta a Bolívia está inteiramente paralisada por uma greve geral convocada pela Central Operária Boliviana, que antes apoiava o canhestro governo de Evo Morales, o qual incorreu na sandice de rir em público do que considerou índices exagerados das pretensões sindicais.
AMADEU R. GARRIDO DE PAULA (São Paulo, SP)

Jogadores
O leitor Mário Augusto dos Santos ("Painel do Leitor", 19/2) usa as convocações para a seleção como argumento da superioridade de Ronaldo sobre Rogério Ceni. Nada mais equivocado! De que adiantou sua presença na Copa de 98, a não ser trazer mais um fiasco para o Brasil! Ronaldo sem dúvida tem méritos no campo, mas muita coisa em sua vida pessoal é controversa. Rogério Ceni, além der ser referência como goleiro na sua geração, é um exemplo de vida, ético e correto.
THEREZINHA DE JESUS LIMA E OLIVEIRA (São José dos Campos, SP)

Folha, 90
Inspirados em Octavio Frias de Oliveira, vocês são um exemplo de empreendedorismo a serviço de um jornalismo independente, pluralista e sempre conectado com os leitores. A Folha faz parte da história dos brasileiros. Tive o privilégio de crescer lendo a Folhinha. Acompanhei a luta pelas Diretas-Já, a redemocratização, o impeachment, a estabilização econômica, sempre contando com a informação transparente e a visão crítica deste jornal.
Cumprimento toda a equipe da Folha por fazer, todos os dias, um jornal a serviço do Brasil.
LUIZ LARA, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (São Paulo, SP)

 

Parabéns pela competência e brilhantismo de todos vocês que consolidam esta grande empresa como referência de integridade e de confiabilidade.
DAVID FEFFER, diretor-presidente da Suzano Holding S.A (São Paulo, SP)

 

Folha: 90 anos contribuindo para a fortalecimento das instituições democráticas. Parabéns!
ALBERTO MOURÃO, deputado federal pelo PSDB-SP (Brasília, DF)

 

Parabéns à Folha pelos 90 anos e aos leitores que leram, se informaram e criticaram as notícias e o jornal em suas cartas.
ESTER GOMES DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

 

Pelos direitos e deveres de uma sociedade livre, pacífica e democrática, a Folha tem desempenhado um papel esclarecedor, de suma importância para o enriquecimento dos debates da sociedade brasileira. Que a Folha continue trazendo mais acesso à informação e formação de opinião.
VÍTOR HUGO BRANDALISE, presidente da Tyson do Brasil, e RAPHAEL MARTINS, diretor-comercial da Tyson do Brasil (Curitiba, PR)

 

Parabéns pela comemoração dos 90 anos no sábado: brilhante de ponta a ponta. Creio que não existe no mundo nenhum jornal como a Folha. Rompeu com aquela pose da grande imprensa, chegando a um nível de descontração que lembra o antigo "Pasquim". O que compensa o ego megalomaníaco e exageradamente autorreferente do jornal é o senso de humor e de autocrítica. Erra muito, mas confessa os erros e não se importa de apanhar.
GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI (São Paulo, SP)

 

Comecei lendo o jornal com 8 anos e tive meu desenho publicado na Folhinha. Quero agradecer à contribuição que a Folha prestou ao meu desenvolvimento intelectual. Que as futuras gerações possam compartilhar do que também me foi proporcionado.
CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

 

Em seus 90 anos, a Folha ajudou a construir a história do país com transparência e seriedade.
Parabenizamos o jornal por sua trajetória e suas conquistas, sempre defendendo a democracia e o livre acesso à informação.
AARON WETZEL, presidente da John Deere do Brasil, e ALFREDO MIGUEL, diretor de assuntos corporativos da John Deere para América do Sul

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de: Sérgio Magalhães, presidente do IAB-RJ (Rio de Janeiro, RJ); Jorge Zaverucha, cientista político (Recife, PE); e Maria Gilka, presidente da Arbasp (São Paulo, SP).


Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Marcelo Crivella: Um herói chamado José

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.