São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Impressões nos EUA

WASHINGTON - Bastam alguns dias nos EUA, um deles com centenas de diplomatas e jornalistas de quase 40 países na sede da OEA, para confirmar duas impressões forjadas à distância: as eleições norte-americanas estão muito emboladas, e o republicano John McCain tem boas chances.
Pela lógica, qualquer candidato republicano seria carta fora do baralho depois de sete anos de George W. Bush, de cinco da Guerra do Iraque e no meio de uma crise.
Como política e eleições não têm lógica, ou têm uma muito particular, McCain é competitivo. Conseguiu apoio entre os correligionários e, aparentemente, distanciar sua imagem da de Bush na opinião pública. Veterano de guerra, conservador, maduro, parece muito mais a cara dos EUA do que os concorrentes: um negro e uma mulher.
Barack Obama, com a sua biografia cinematográfica e o discurso da "esperança", é o fenômeno da vez. Hillary Clinton é tida como a mais preparada (intelectualmente e pela experiência de ativa ex-primeira-dama). Mas eles gastam mais energia se engalfinhando nas prévias democratas do que se precavendo contra o real perigo.
Candidatos bons ontem ou amanhã não o são necessariamente hoje. A realidade de crise, a ameaça de recessão e as intensas discussões sobre a enrascada do Iraque são elementos fundamentais para formatar o "candidato ideal".
Biografias comoventes mobilizam multidões em campanhas, mas nem sempre se convertem em candidaturas vitoriosas em urnas que sacolejam por crises. É bom brincar, não brincar com fogo.
Há ainda a expectativa de uma chapa Hillary-Obama, esta, sim, considerada "imbatível" por quem acompanha a eleição de perto, às vezes de dentro. Uma chapa "três em um": o eleitor vota em Hillary e leva Obama e Bill Clinton. Mas isso é só torcida por aqui. Ainda tem muito jogo até o resultado.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: De risco e de dor
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Ofício de Trevas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.