São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O menos e o mais

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Já contei, em crônica antiga, aquele encontro de Marcel Proust com um amigo de mocidade. Os dois não se viam havia muito. Olharam-se profundamente, em silêncio, até que o amigo tomou coragem e perguntou o que Proust estava achando dele. Com a voz fanhosa de asmático, o romancista foi breve: "O mesmo. Só que menos".
Entre as minhas desditas, não figura a de ter sido amigo de mocidade do Brasil. Nasci nele, vivo nele, acho que nele morrerei, mas daí não posso considerá-lo um amigo -sendo a recíproca verdadeira.
O fato é que, depois de seis semanas longe dele, reencontro-o o mesmo, só que menos. Um menos que me dará algum trabalho. Imitando o governador do Rio de Janeiro, que jogou fora as vitaminas que tomava por suspeita de serem falsas, terei de examinar bulas e prazos de vencimento de uma porrada de remédios que compro, uns por necessitar, outros por achar que em dado momento poderei precisar, muitos outros apenas por mania -eis que cultivo razoável hipocondria, que aumenta com o tempo, as circunstâncias e a cautela...
Além desse trabalhão, tenho de me informar sobre as novas propostas eleitorais do PT, os planos de campanha de FHC, a crise na educação e, como indesejável sequela da Copa, o que houve com Ronaldinho no dia do jogo com a França.
Aliás, ao escrever a palavra "sequela", outro problema à vista: ameaçam nova reforma ortográfica, a quinta ou sexta que atravessa minhas mal traçadas linhas.
O trema será abolido; daí que não precisarei tremer quando escrever certas palavras como sequela, que, no momento, não sei se tem ou não tem trema. Preguiça de consultar o Aurélio, cujo nome parece que manterá o acento.
Enfim, com tantos e tais problemas, o Brasil é um país que poderia ser do "mais". Ledo e ivo engano! Quanto mais o Brasil se torna alguma coisa, percebo que há nele o mesmo e o menos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.