São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Pai engenheiro
"Ouvi com repugnância e vergonha os votos dos nobres parlamentares que decidiram por arquivar todas as denúncias contra José Sarney. Gostaria de saber como esses pais e mães de família conseguem dar conselhos e educar seus filhos. Por sorte meu pai é engenheiro."
GABRIEL HENRIQUE SANTORO (São Paulo, SP)

PT
"Sintomático o dia de ontem para o PT. Enquanto pela manhã um dos nomes mais éticos e coerentes do partido, Marina Silva, deixava a agremiação, à tarde, no Conselho de Ética, três senadores, orientados pelo presidente da República e pelo presidente do PT, arquivaram as investigações contra José Sarney. Esses senadores jogaram a história do partido no lixo e queimaram a sua principal bandeira, a da ética."
ANGELO RAPOSO (São Paulo, SP)

Energia
"Cabem esclarecimentos à coluna de Eliane Cantanhêde de ontem ("Circuito vertiginoso"). As UTEs Nova Olinda e Tocantinópolis foram vencedoras do quarto leilão de energia nova, realizado em 26 de junho de 2007 pela Aneel, cujo critério de seleção é o menor preço pela energia ofertada.
O incentivo fiscal dado às duas usinas, o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), é uma medida de desoneração tributária do PAC que suspende a exigência de pagamento da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins na aquisição de bens e serviços para empreendimentos de infraestrutura nas áreas de transporte, energia, saneamento básico, irrigação e dutovias.
O enquadramento de empreendimentos de energia pelo MME nesse regime obedece a critérios isonômicos, e qualquer agente que deseje enquadrar seu empreendimento no Reidi deve encaminhar à Aneel a documentação requerida.
Cabe ao agente, em posse da portaria de enquadramento, solicitar a habilitação do projeto ao Reidi junto à Receita Federal, órgão que dá a aprovação final ao processo. Os projetos enquadrados no Reidi são publicados no "Diário Oficial da União" e no site do MME."
FERNANDO HENRIQUE TEIXEIRENSE, assessoria de comunicação do Ministério de Minas e Energia (Brasília, DF)

Fumo
"No artigo "Até tu, São Paulo?" (Ilustrada, 18/8), João Pereira Coutinho ataca a lei antifumo. O colunista baseia-se na suposta inexistência de comprovação científica sobre os males do tabagismo passivo -para ele um mito- e compara as restrições ao fumo em ambientes fechados à caça aos judeus promovida pelo nazismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, não há dúvida de que o fumo passivo é carcinogênico para as pessoas. Diversos comitês científicos já concluíram o mesmo. Seria interessante saber em que fontes se baseia o autor para falar em mito.
Acusar medidas de proteção à saúde pública de autoritarismo não é novo na história da saúde pública brasileira. Em 1904, quando a vacina contra a varíola tornou-se obrigatória, o descontentamento popular explodiu nas ruas, ao contrário do que agora ocorre, aliás.
Mas foi por meio dessa vacina, aplicada por força de lei, que o vírus foi eliminado do planeta em 1980."
LUIZ ANTONIO SANTINI, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Rio de Janeiro, RJ)

Médico
"Se os membros do Conselho Regional de Medicina visitassem os sites das clínicas de reprodução "assistida", como a do doutor Abdelmassih ("o médico dos 7.500 bebês"), e assumissem suas responsabilidades, não estaríamos assistindo a essa mais que lamentável demonstração do que pode um médico na intimidade do consultório.
Bastaria, aliás, assistir à TV ou ler a revista "Caras", onde o doutor Abdelmassih, há anos, exibe, impunemente, sua clientela famosa."
ANA REIS, médica (Salvador, BA)

Opportunity
"Sobre o texto "Doleiro trouxe para o Brasil US$ 500 mil que seriam da Alstom" (Brasil, 17/8), esclarecemos que a Folha, contrariando o "Manual da Redação", citou o Opportunity sem ouvir o "outro lado".
A captação dos clientes do Opportunity Fund, pessoas físicas e jurídicas, é feita por bancos estrangeiros. Os dados são mantidos pelo "agente de registro e transferência", responsável também pelos procedimentos de combate à lavagem de dinheiro.
Existem 9.231 fundos registrados em Cayman -domicílio também dos mais prestigiados fundos geridos por empresas brasileiras, como é o caso do Banco do Brasil. Os fundos sob a gestão do Opportunity funcionam à semelhança daqueles ofertados pelos maiores do setor, como Citibank DTVM, HSBC CTVM, Itaubank, Itaú, Santander, Deutsche Bank, UBS Pactual.
Estamos à disposição para que os jornalistas conheçam as atividades das empresas gestoras dos fundos Opportunity, para verificarem que todas as situações alegadas ou não são crime ou não existem. E também para que examinem as provas italianas que mostram que as operações da Polícia Federal foram uma fraude."
ELISABEL BENOZATTI, assessoria de comunicação do Opportunity (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Mario Cesar Carvalho - A reportagem citada pela assessora de Daniel Dantas não era sobre o Opportunity, mas sobre um doleiro que diz ter internado supostos recursos da Alstom no Brasil. Quando a Folha fez uma reportagem sobre esse doleiro e o Opportunity, em novembro de 2008, a versão de Dantas de que nunca usou doleiro foi contemplada pelo texto.

TV
"Oportuno o artigo "A crise e a crise das televisões", de Jorge da Cunha Lima ("Tendências/Debates", ontem), pois suscita discussão sobre um assunto fundamental para a preservação e a constituição de novos valores pertinentes à cidadania.
A exemplo da crise do sistema representado pelo mercado, parece que os detentores de concessão pública para exploração da televisão comercial não sabem lidar com o princípio da autorregulação, necessário nessa atividade. Daí a oportunidade do debate suscitado pelo articulista."
ANTONIO POSSIDONIO SAMPAIO (Santo André, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080 Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Cláudio Michelon e Conrado Hübner Mendes: Os dois corpos do jurista

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.