São Paulo, sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Battisti
"Felizmente o bom senso prevaleceu, com a decisão do sempre sensato ministro Gilmar Mendes pela extradição do terrorista fugitivo Cesare Battisti.
Espero agora que a decisão da Suprema Corte tenha peso de fato para que ele seja devolvido à Justiça do país de onde fugiu. Os contribuintes brasileiros, pagadores das despesas da sua "estadia" no Brasil, agradecem."
PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JÚNIOR (São Paulo, SP)

 

"Esperem um pouco! Eu não entendi direito. Não é mais o Supremo Tribunal Federal que dá a última palavra?"
CARLOS BRUNI FERNANDES (São Paulo, SP)

 

"Como brasileiro, sinto-me envergonhado com esse embuste no Supremo relacionado ao julgamento de um criminoso que se arrasta anos a fio.
O Supremo Tribunal Federal é um dos Poderes de nossa República, de acordo com a Constituição. Suas decisões devem ser cumpridas sem discussão, não podem depender do desejo do presidente da República.
No cenário internacional, por certo seremos alvo das chacotas usuais. Seremos classificados de republiqueta de enésima categoria, o que provará que, mais uma vez, o nosso Judiciário é inoperante.
Aliás, a nossa Constituição é a pior brincadeira de mau gosto dos últimos 20 anos.
Pulamos da falta de liberdade para o "laissez-faire" total, cumulando com o despreparo de um Executivo formado por compadres."
PAULO EMANOEL SOARES (Rio de Janeiro, RJ)

Previdência
"Há muitos e muitos anos leio nos jornais sobre quadrilhas que fraudam o INSS. São dezenas de golpes aplicados, com os valores atingindo sempre a casa dos milhões de reais.
Sabe quando o aposentado vai conseguir uma aposentadoria um pouco mais decente? Nunca, pois o rombo só faz aumentar a cada ano que passa."
RUBENS MANOEL PARANHOS BELLO (São Paulo, SP)

IPTU
"Votei no prefeito Gilberto Kassab e gostaria que ele me respondesse uma perguntinha: sou aposentado, e o meu reajuste na aposentadoria será de cerca de 6%, que é quase a inflação do período. Como vou fazer para pagar meu IPTU se o reajuste de meu único imóvel subir na proporção que estão anunciando?
Que o prefeito não deixe de me responder, caso contrário, não terá moral para sobreviver como político responsável, coisa que ainda acho que ele seja."
ANTONIO DO VALE (São Paulo, SP)

 

"Os critérios alegados pelo prefeito para o aumento do IPTU na cidade de São Paulo são descabidos. Moro no bairro Chácara Santo Antônio, perto de shopping, perto de estação da CPTM e onde houve valorização imobiliária. Porém não houve nenhum investimento da prefeitura em obras de infraestrutura ou de melhoria urbana. O bairro está abandonado.
As ruas ainda são de paralelepípedos, quase não há bueiros, a limpeza pública é precária e o trânsito é infernal. E o que é pior: já pagamos um valor muito alto de IPTU. A valorização deste bairro não decorreu de ações da prefeitura, mas, sim, da iniciativa imobiliária.
Espero que os vereadores tenham bom senso e não aprovem essa fúria arrecadatória, que vai ser usada para cobrir gastos com propaganda e como subsídio ao transporte coletivo."
LIBERATO MAURO BARISON (São Paulo, SP)

Ahmadinejad
"A explicação oficial do governo brasileiro para receber o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fundamenta-se numa posição dúbia e perigosa.
Ao alegar que o Brasil deve se manter neutro para garantir sua condição de intermediador do diálogo, o presidente Lula esquiva-se da responsabilidade de afirmar claramente qual é a sua posição a respeito de um regime que não tolera opositores, dissemina a intolerância e utiliza o seu programa nuclear como um joguete para ameaçar a paz mundial.
A condição de estadista, tão alardeada e almejada pelo presidente Lula, pressupõe que ele assuma posições claras em relação a temas e personalidades polêmicos."
SIMON WIDMAN (São Paulo, SP)

Educação
"Em relação ao artigo "Avaliação educacional em risco", do senhor João Batista Araújo, publicado na seção "Tendências/Debates" em 19/11, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que, em relação ao Enade, nomeia comissões de especialistas para cada uma das áreas avaliadas.
Os membros dessas comissões definem as diretrizes que norteiam o trabalho da banca na elaboração das questões. A banca, escolhida pela empresa licitada para executar o exame, tem total autonomia para elaborar a prova.
Deliberações sobre provas e gabaritos, inclusive sobre anulações de questões julgadas incorretas ou inapropriadas, são de responsabilidade das comissões técnicas, que concluirão o seu trabalho até o dia 9 de dezembro.
Decididamente, o Ministério da Educação e o Inep preferem enfrentar as críticas às questões pretensamente ideológicas em vez de exercer qualquer tipo de controle ou de censura, expediente que relegaria as avaliações às oscilações de perfil dos diferentes dirigentes transitórios."
REYNALDO FERNANDES, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep (Brasília, DF)

Mão de Deus
"A "mão de Deus" está de volta à Copa do Mundo, desta vez a favor da França. De novo, o mundo inteiro viu o gol irregular do atacante francês, menos o juiz. Os "azuis" entraram pela porta dos fundos. Viva a Irlanda!"
DENIS SCHAEFER (São Paulo, SP)

 

"Na Copa de 2006, o francês Thierry Henry declarou que o jogador brasileiro tinha vantagens em relação ao europeu porque não estudava, enquanto os europeus tinham que estudar por dois períodos diários. O que ele não falou foi o que ele aprendeu estudando."
FERNANDO DI GIORGI (São Paulo, SP)

Palmeiras
"Nada a estranhar em relação ao comportamento dos jogadores do Palmeiras Maurício e Obina no jogo de quarta-feira contra o Grêmio.
Se o próprio presidente do clube, em atitude truculenta, diz aos microfones que bate e arrebenta -e por isso já levou nove meses de suspensão-, o que se pode esperar dos seus comandados? Nós, palmeirenses, estamos muito envergonhados -principalmente do nosso presidente."
JOSÉ ARMANDO MACEDO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ruy Martins Altenfelder Silva: Harmonia dos Poderes?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.