São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Ao sucessor, com carinho

RIO DE JANEIRO - No Brasil, o ano começou quente para os recém-eleitos. Em Almadina, sul da Bahia, o novo prefeito foi tomar posse e encontrou uma cobra-coral, de quase 1 metro de comprimento, debaixo de sua mesa na prefeitura. Suspeita-se que a bicha lhe tenha sido deixada de presente pelo prefeito que acabava de sair. A coral é linda e pacífica, mas, se provocada, pode matar em segundos. Por pouco não foi a administração mais curta da história da Bahia.
Em Bajuri, no Acre, o novo prefeito nem conseguiu adentrar seu gabinete. Chão e paredes estavam rebocados de fezes, supostamente deixadas por seu antecessor e equipe. O homem teve de passar os dois primeiros dias despachando no jardim, sob um pé de graviola. Os próceres locais ficaram surpresos com a autocrítica do ex-prefeito sobre a sua própria gestão.
E, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (CE), o novo prefeito encontrou a prefeitura com uma dívida de R$ 216 mil, resultado da compra de 290 mil rolos de papel higiênico pela administração anterior. É papel higiênico para anos de uso intenso por todas as prefeituras cearenses. Pode também ter sido um gesto de gentileza do ex-prefeito para com seu sucessor, já antevendo o resultado das sindicâncias que este irá fazer sobre sua passagem pelo cargo.
Sugiro ao prefeito de Caucaia mandar parte do papel higiênico para o prefeito de Bajuri. E os dois nem precisam ir a Almadina para ajudar seu colega a matar a cobra, porque a infeliz foi logo morta pelos funcionários e metida num vidro com álcool, embora se declarasse apolítica e não tivesse nada contra o novo prefeito.
Muito bem. Que surpresas estarão à espera de Barack Obama, quando, passado o oba-oba, ele se sentar hoje à mesa e cadeira que foram de George W. Bush?


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Areia movediça no Congresso
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Importação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.