São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

Impostura

SÃO PAULO - Passeio por uma alameda dos Jardins, sob o clemente sol deste verão, quando vejo a saudosa figura, sentada em meio ao contido rebuliço de um simpático bistrô. Posso notar seu bico imaginário, magnífico, por detrás das páginas do pequeno "Le Monde". O mundo não é mesmo grande, penso eu -e vou ao encontro de meu velho amigo tucano.
Depois de um protocolar "há quanto tempo", ele vai logo à pergunta: "E então, feliz com o governo que vocês elegeram?". Meu amigo tucano credita boa parte das agruras passadas do tucanato ao que ele classifica de "essa mídia infantilóide" -daí o "vocês" com que ironicamente me trata.
"A coisa está feia", retruco, sem acusar a provocação.
"Feia?! Aquelas barbas impolutas colocam uma verdadeira bomba de efeito imoral em pleno Palácio do Planalto e você diz que a coisa está feia? É um escândalo, mon ami, um es-cân-da-lo."
"Es-cân-da-lo!", eu repito, para que não restem dúvidas. Ele prossegue:
"E a Marilena Chaui? O que é aquilo? Mon Dieu! Tudo é uma grande hipocrisia. Só resta cuidar da vida. Reduzir danos. Chega de ilusão".
A conversa foi adiante, variando sobre o mesmo tema. Despedimo-nos e fiquei pensando sobre a hipocrisia, essa velha companheira da humanidade. Necessária à vida em pequenas doses, à política é indispensável. E como aclimata-se bem à informalidade brasileira, ao faz-de-conta farsesco de nossas instituições.
O PT sempre se apresentou como exceção à regra corrupta e promessa utópica de um poder diferente. Quando é finalmente flagrado com a boca na botija, entramos no reino da indiferenciação. Perdemos uma oposição ética crível e não ganhamos um governo melhor. Desânimo.
Não sei se a imoralidade é constitutiva da política. A impostura certamente é. E, neste escândalo, ela reina do início ao fim. Meu amigo tucano está certo em cuidar da vida.


Texto Anterior: Editoriais: A CIÊNCIA DE BUSH

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Idéia de jerico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.