São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Brasília, 44

BRASÍLIA - Brasília faz 44 anos hoje. É uma cidade desconhecida dos brasileiros. A TV mostra os desfuncionais e bonitos edifícios de Niemeyer, a roubalheira na política ou as estrelas de Marisa nos jardins palacianos.
Há muito mais em Brasília. Por exemplo, o curioso Pontão do Lago Sul, um parque público às margens do lago Paranoá. Tem bares, restaurantes, feira de artesanato e shows.
É difícil dizer se o Pontão do Lago Sul é feio ou bonito. Logo na entrada, há uma réplica dupla do Arco do Triunfo. Um toque parisiense no cerrado. Rivaliza com o Borba Gato de pastilhas de Santo Amaro, o bairro paulistano. Ou com a Estátua da Liberdade na Barra, no Rio.
O Pontão tem um bosque de eucaliptos argentinos. Esturricados e retorcidos pelo calor, mimetizam o cenário do filme "A Bruxa de Blair".
Outro dia, o cantor de blues B.B.King fez um show numa tenda armada no Pontão. Brasilienses, anapolinos e goianienses compareceram em massa. Um grande sucesso aqui "no Goiás", como se diz.
Infelizmente, só passam dois carros de cada vez pelo arco do triunfo do Pontão do Lago Sul. Congestionamento de mais de uma hora para entrar e para sair. É o progresso.
Brasília só tem uma grande casa privada de shows. Como se chama Americel Hall, a apresentação de B.B.King teve de ser na tenda improvisada -um dos patrocinadores era a TIM. Não ouvi reclamações pelo desconforto. As brasilienses afundavam com gosto os seus saltos de acrílico na lama do Pontão do Lago Sul -havia chovido bastante.
Aos 44 anos, Brasília é uma cidade, vamos dizer, quase cosmopolita. Grande parte da platéia acompanhou de cor quando B.B.King bisou com "When the Saints Go Marching In". Ancorados no lago Paranoá, próximos à tenda, barcos acendiam e apagavam suas luzes. "Parece Angra", ouvia-se. Não parecia.
Erro histórico irreversível, Brasília é isso aí. Hoje também tem show. Não vai ser no Pontão. Ivete Sangalo se apresenta na Esplanada. Vai lotar.


Texto Anterior: Bruxelas - Clóvis Rossi: Nem Ele
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O mundo e o indivíduo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.