São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Aécio
É um acinte e uma vergonha a defesa de Aécio Neves que a Folha vem fazendo por meio do "Painel do Leitor". É impossível que o leitor da Folha seja tão ingênuo e reacionário para sair em defesa do episódio do senador em se negar a fazer o teste do bafômetro.
É devido a fatos como esse que cresce no meio de formadores de opinião e intelectuais um movimento para ignorar e rejeitar essa mídia -no caso, jornais que representam os grandes interesses econômicos. Por essas e outras razões é que vem caindo assustadoramente o número de leitores de determinados jornais.
CARLOS ROBERTO PENNA DIAS DOS SANTOS (Rio de Janeiro, RJ)

 

Coloquemos os dois pés no chão. A questão não é o vencimento da carteira de habilitação, mas se o senador Aécio Neves estava dirigindo com níveis seguros de álcool no sangue. Como pessoa pública, o senador deveria dar o exemplo.
ELCIO SOUZA (São Paulo, SP)

SPFC
É incorreta a notícia "Pela 3ª vez, Juvenal disputa sub judice eleição no Morumbi" (Esporte, 16/4). Disputei e venci a eleição para presidente do São Paulo Futebol Clube em 1988, sem que minha candidatura jamais tivesse sido questionada judicialmente. Somente após a proclamação da minha vitória o candidato derrotado propôs ação para questionar o voto de um conselheiro. Minha candidatura também não esteve "sub judice" na segunda eleição que venci, em 2006. A ação judicial questiona a aprovação pelo conselho de alteração estatutária proposta em 2004, quando o presidente ainda era Marcelo Gouvêa. Tema idêntico é objeto da ação ora proposta.
Tanto assim, que o candidato da oposição declarou que deposita no STF, onde está a ação de 2004, sua residual esperança em obter, pela via do Poder Judiciário, o êxito que ele mesmo admite que não obterá pelas urnas.
JUVENAL JUVÊNCIO, presidente do São Paulo Futebol Clube (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS EDUARDO OHATA E RAFAEL REIS - Nas três eleições, a validade do pleito foi ou é questionada na Justiça.

Infraestrutura
A poucos anos da Copa e da Olimpíada, impõe-se a discussão sobre a infraestrutura atual do país e como ela estará no momento da realização dos eventos.
Os mais otimistas, muitos deles representados na figura do governo, pregam que não haja preocupação, pois tudo estará resolvido até lá. Outros, não necessariamente da oposição, alertam para um vexame mundial.
O problema é que as autoridades atentam para a infraestrutura do país apenas por causa da realização desses eventos, e não porque a população paga impostos e já deveria estar usufruindo de algumas benfeitorias há muito tempo. Quantas Copas e Olimpíadas serão necessárias para os nossos representantes levantarem da cadeira e executarem melhorias nos aeroportos e nos transportes públicos?
BRUNO CHRISTIAN ALVES DE SOUZA (Marília, SP)

PT
Excelente o artigo "Gente que mente", de Eduardo Graeff ("Tendências/Debates", ontem). Ele foi direto ao ponto: mentiras, trapaças, enganações e muita bravata no "admirável mundo novo do PT".
ELIANA TERESA LESSA PIRES (Ribeirão Preto, SP)

 

Sobre a reação "indignada" de Eduardo Graeff a respeito do artigo do senador Walter Pinheiro (PT) sobre a declaração de FHC ("O príncipe e os pobres", "Tendências/Debates", 17/4), observo que, pelo visto, a desonestidade não seria um problema restrito ao PT, mas também, no mínimo, aos que fizeram parte de governos tucanos, como ele. Sugiro que ele siga seu conselho e seja também "honesto" e acrescente à lista de obras que a prefeitura do PT deixou para São Paulo os CEUs (Centros Educacionais Unificados), construídos na periferia da cidade, qualificando enormemente a vida desse "povo" historicamente desassistido por seus governantes.
BIA GOULART (São Paulo, SP)

Cuba
A confirmação de Raúl Castro como chefe-mor do Partido Comunista Cubano mostra que a democracia na ilha está longe de se materializar. Não dá para entender como o regime cubano ainda é a menina dos olhos de parte da nossa esquerda.
PEDRO VALEMTIM (Bauru, SP)

Pele
Muitos dos que vociferam contra o uso de peles no vestuário não se constrangem ao comer um suculento churrasco ou ao usar sapatos e bolsas de couro. Seriam as vidas de bois, frangos e porcos menos nobres que as de outros animais?
YOSHIO SATO (São Paulo, SP)

Energia nuclear
Sobre o artigo "Os plebiscitos", de Carlos Heitor Cony (Opinião, 19/4), cumpre apontar que a insistência do governo federal de investir em energia nuclear causa perplexidade para qualquer brasileiro. Sabemos que o país possui potencialidade energética em matrizes renováveis. A decisão de investir em energia nuclear não pode ficar restrita a um gabinete em Brasília. Merece, sim, ser colocada em votação.
RONALDO MOREIRA DO NASCIMENTO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Antônio Carlos de Almeida Castro e Pedro Ivo R. Velloso Cordeiro: A indelével memória do Google

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.