São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor



São Paulo
"É louvável a ação do governo do Estado quanto à restauração do Palácio Campos Elíseos, como anuncia a reportagem "Fachada do Campos Elíseos fica pronta em março" (Cotidiano, 20/12). Seria, no entanto, mais adequado que o poder público ouvisse os moradores da região e se ocupasse antes do entorno do palácio, completamente abandonado e transformado na nova cracolândia depois das ações desastradas da prefeitura que, além de não conseguir resolver o problema da Luz, ainda espalhou trevas e miséria para todos os bairros vizinhos. De que serve um palácio em meio a um bairro que se degrada?
Tememos que se torne, como a Estação Pinacoteca e a Sala São Paulo, abrigo de moradores de rua abandonados e crianças e velhos que à luz do dia consomem crack tranqüilamente sob suas marquises."
NELSON BARBOSA (São Paulo, SP)

Deputados
"A Assembléia Legislativa de São Paulo, em plena crise, resolve mudar toda a sua frota de carros e trocar o painel da Casa -um gasto que poderia ser drenado mediante cortes de despesas do poder público, contribuindo para melhorar sua credibilidade junto à população."
YVETTE KFOURI ABRÃO (São Paulo, SP)

Vereadores
"Na briga de compadres entre Câmara e Senado sobre o aumento de 7.343 dispensáveis vereadores, esse absurdo ainda vai acabar sendo aprovado, como todos os absurdos anteriores e os que virão. Vi na TV uma cidade de 40 mil habitantes, onde os atuais vereadores se esfalfam para achar assuntos relevantes nas quatro reuniões por mês! E ela terá mais quatro vereadores. Com esse aumento haverá três ou cinco "sessões" mensais? Se o Congresso aprovasse uma lei acabando com a remuneração de vereadores, esse problema não ocorreria."
MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

 

"Fico abismado com a esquizofrenia na política brasileira. A oposição sempre dispara quando são anunciadas contratações na esfera pública, alegando que é imprescindível reduzir "a máquina pública" para não onerar o contribuinte.
Agora, diante da investida para aumentar o número de vereadores, puxou a cortina e se recolheu."
TIAGO COSTA SILVA (Araraquara, SP)

2008
"Já vai tarde, 2008! Sinceramente, o ano já vai tarde! De pés descalços (meus sapatos, atirei-os pacificamente contra 7.343 potenciais novos vereadores), caminharei para 2009 e procurarei esquecer um ano em que águas e mediocridades políticas transbordaram novamente! Esquecerei a celebrada nostalgia de muitos que se consideram heróis pelo mero fato de terem existido no Brasil em 1968. Comemorarei a despedida do Senhor da Guerra, desejando que seu sucessor possa corresponder ao menos a uma fração do excesso de esperança nele depositada. Após o encontro dos ponteiros, 00h:00min:01s, colocarei um novo par de sapatos. Que fim eles levarão, isso dependerá do comportamento dos novos (e velhos) políticos eleitos no ano que se acaba."
FABRÍCIO DE ARAÚJO MOREIRA (Munique, Alemanha)

Médicos
"Dizem que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. O que podemos esperar de 14 delinqüentes que conseguiram juntar os dois atributos? Que justiça é essa que permite que 14 vândalos irresponsáveis tenham o direito de se formar como médicos? Torço para que os parentes e amigos destes irracionais, que os acobertam com plena consciência de estarem agindo como cúmplices, se precisarem, caiam nas mãos desses "profissionais". Sr. Wilmar Marçal, reitor da Universidade Estadual de Londrina, parabéns! O sr. tem muito a ensinar, principalmente àqueles que são coniventes com esse "circo"."
MARLENE COHEN DIAMANDI (São Paulo, SP)

 

"Somos pais de três estudantes de medicina e nos sentiríamos profundamente decepcionados e envergonhados se um deles participasse de uma barbaridade como a que envolveu os 14 alunos do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina. Concordamos plenamente com o reitor da universidade, o sr. Wilmar Marçal, ao afirmar que, se houve justiça (por eles terem recebido o diploma), foi só na ótica deles (dos alunos infratores).
Um médico deve ter ética e respeito aos pacientes. Pena que esses alunos, com a conivência de seus amigos, não pensem desse modo. A UEL não merecia ter o seu nome exposto em um episódio tão triste."
JOSÉ FURLAN E DENISE S. FURLAN (Santa Bárbara d'Oeste, SP)

 

"Uma pergunta ao juiz que liberou a formatura dos vândalos que invadiram um hospital em Londrina, fazendo farra e soltando rojões: o meritíssimo indicaria um deles para tratar de algum familiar seu?"
FLAVIO SILVA (São Carlos, SP)

Partidos
"A fidelidade partidária é condição sine qua non para a existência de um sistema democrático aceitável. A Justiça Eleitoral já deixou claro seu entendimento de que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar, motivo porque todo e qualquer vereador, deputado ou senador que mudar de partido após as eleições deve perder seu mandato, que será repassado ao primeiro suplente do partido. É inaceitável que o eleitor vote em um candidato pelas propostas que ele apresenta exaustivamente em sua propaganda eleitoral, para que depois de eleito, em troca de benesses pessoais, o parlamentar "dê uma banana para o eleitorado" e passe a concretizar projetos contrários com os quais havia assumido compromissos, a exemplo daqueles que se elegem graças a um discurso de oposição e depois, após barganhar cargos, aderem descaradamente ao governo."
JÚLIO FERREIRA (Recife, PE)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Nagib Nassar, professor titular de genética da UnB (Brasília, DF); Denise Steiner, dermatologista (São Paulo, SP); Nelson Rocha Augusto, Banco Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP); Concessionária de Rodovias Tebe (Bebedouro, SP); Instituto da Visão da Unifesp (São Paulo, SP); Davi de Lacerda, dermatologista (São Paulo, SP); Jerônimo Muzetti, presidente de "Os Independentes" (Barretos, SP); Mauro Figueiredo, presidente do Grupo Fleury (São Paulo, SP); Antonio Expedito de Figueiredo Filho, assessor de imprensa da Unaerp (Ribeirão Preto, SP); Escola Bauhaus (Ribeirão Preto, SP); Ana Luísa Trajano, restaurante Brasil a Gosto (São Paulo, SP); Centro de Reprodução Humana Professor Franco Júnior (Ribeirão Preto, SP); HCor - Hospital do Coração (São Paulo, SP); Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (São Paulo, SP); e Hospital Samaritano (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ives Gandra da Silva Martins: 11 cidades de São Paulo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.