São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Líbia
Estarrecedora a notícia de que Gaddafi tenha realizado disparos contra uma multidão que enterrava as vítimas da repressão do dia anterior. E mais ainda quando também se noticia a utilização de aviões atirando contra o povo. Desespero ou não, ambos os casos, se verdadeiros, caracterizariam crime contra a humanidade e violação do sagrado.
JOÃO CARMO VENDRAMIM (Indaiatuba, SP)

Movimentos sociais
Muito boa a entrevista com Gene Sharp ("Iranianos podem realizar uma revolução nos moldes da egípcia", Entrevista da 2ª, ontem). Quando iremos nos manifestar contra as oligarquias, contra os altos e múltiplos impostos, contra a não aplicação do dinheiro do contribuinte a favor do povo, contra o fisiologismo do funcionalismo e sua burocracia?
WERNER ZIMMERMANN (Florianópolis, SC)

Dilma
Não esperávamos ouvir indagações da presidente Dilma Rousseff nem promessas vagas sobre a educação nem elucubrações sobre a eterna potência do futuro ("País do conhecimento, potência ambiental", "Tendências/Debates", 20/2). Sobre educação, queríamos ouvir coisas bem concretas, singelas e com metas e prazos, como convém a uma governante recém-empossada, como aplicar, no mínimo, 10% do PIB nos próximos quatro anos. E não adianta dizer que isso depende do Congresso. Na semana passada, na definição do salário mínimo, todos vimos seu poder naquele mercado.
LUIZ DALPIAN (Santo André, SP)

Cotas
A respeito do artigo "Cota merecida", de Melchiades Filho (Opinião, ontem), penso que, antes da adoção de qualquer meritocracia e de sistema de cotas, deve-se corrigir a distorção educacional brasileira por meio da qualidade nas escolas públicas. Se o mal não for cortado pela raiz, nenhuma cota será merecida. Qualidade na educação é o que merecemos!
FABIANO CAVALCANTI MUNDIM (Brasília, DF)

Drogas
O governo federal pede ajuda aos prefeitos, às igrejas, aos sindicatos e a todos para o combate ao crack e a outras drogas. Quem trabalha há anos com atendimento a viciados sabe que os melhores resultados são alcançados quando estão associados os tratamentos médico, psicológico e espiritual.
PAULO ROBERTO GIRÃO LESSA (Fortaleza, CE)

Energia
Sobre a coluna de Elio Gaspari ("O modelo Luanda dos eletrotecas", Poder, 20/2), a Secretaria de Energia reitera os esclarecimentos feitos anteriormente. As críticas à cogeração advêm da desinformação recorrente do senhor Gaspari.
Não foi proposto cogeração para usuários residenciais -embora na Alemanha isso já ocorra até com energia solar-, salvo em condomínios de grande porte. Gaspari chama de "promessa" a utilização de geradores verdes. Desconhece que já estão sendo produzidos e comercializados geradores a etanol no Vale do Paraíba.
DIOGO DE CASTRO , assessor de imprensa da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo

Folha, 90
Dinamismo e modernidade são características que fazem da Folha um veículo único que ajudou a construir a história do nosso país. Sempre com muita integridade, imparcialidade e ajuda de grandes colaboradores conquistou um espaço singular na história do jornalismo brasileiro.
PEDRO HERZ , diretor-geral da Livraria Cultura (São Paulo, SP)

 

A cada dia, a Folha consolida-se como um jornal conectado ao presente, mas que tem olhos voltados para o futuro. Esse é um de seus maiores diferenciais. Cumprimento a direção e os profissionais da empresa pelo papel fundamental que cumprem em defesa da liberdade de imprensa.
EMANUEL SOARES CARNEIRO , presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Brasília, DF)

 

Vibro junto pelos 90 anos da Folha, grande orgulho de nossa imprensa.
RAUL CUTAIT , médico (São Paulo, SP)

 

Compartilho a alegria de todos que fazem da Folha um empreendimento capaz de atravessar o tempo sem perder a essência, porque a travessia tem sido pautada por princípios e valores que o diferenciam e que servem de base para a caminhada rumo ao futuro.
EMÍLIO ODEBRECHT , presidente do Conselho de Administração da Odebrecht (São Paulo, SP)

 

Meus parabéns -não só pelos 90 anos da Folha, não só pelo seu enorme acervo agora disponível-, mas sobretudo pela atitude, ao relatar a história do jornal, de não esconder as passagens vergonhosas, como o apoio do jornal irmão Folha da Tarde à repressão militar. Dizer a verdade às vezes requer coragem.
RENATO JANINE RIBEIRO (São Paulo, SP)

 

Fundadora da nossa associação e um dos jornais mais respeitados do país, a Folha é referência obrigatória da imprensa brasileira e modelo de jornalismo independente e de qualidade. Para a ANJ, é um orgulho ter a Folha entre seus associados.
RICARDO PEDREIRA , diretor-executivo da ANJ -Associação Nacional de Jornais (Brasília, DF)

 

Na Folha, publiquei dez artigos. Lendo o suplemento comemorativo "90 anos", lamento que não tenha tido a oportunidade de trabalhar profissionalmente num jornal que pode contar essa magnífica história de vida. Parabéns!
CHICO SANTA RITA (São Paulo, SP)

 

Parabéns, Folha. Sinto-me privilegiado por ser assinante.
GILBERTO BARBOUR (São Paulo, SP)

 

Há mais de 15 anos recebo a Folha em minha casa todas as manhãs. Gosto de apanhá-la no jardim e de tomar conhecimento, antes do café, do que passa nesse nosso mundo complexo. Parabéns, companheira!
MARIA EFIGÊNIA BITENCOURT TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Marcos Monteiro, presidente da Imprensa Oficial de São Paulo (São Paulo, SP), Marcos Barbosa (Casa Branca, SP), Guttemberg Guarabyra (São Paulo, SP) e Edgard Soares (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Duarte Nogueira: Por trás da inflação

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.