São Paulo, Segunda-feira, 22 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília é inocente

JOSIAS DE SOUZA

São Paulo - Sempre se pôs a culpa em Brasília. O regime do "separa aí os meus 15%" teria começado com a chegada das máquinas das grandes empreiteiras ao cerrado.
Sempre se disse que aquela ilha, rodeada por coisa nenhuma, daria errado. Era como se Brasília convidasse ao delito.
A ausência de multidões seria um estímulo à "propinocracia". Não haveria quem gritasse "pega ladrão". A falta de esquinas facilitaria a fuga.
Collor reforçou o estereótipo. Era como que um filho de Brasília. Passara a adolescência na cidade. Tivera os olhos vazados por aquele excesso de luz; as narinas invadidas por aquele ar seco. Enlouquecera.
Chegou à Presidência com a ilusão de que presidiria. Não conseguiu administrar nem a própria loucura.
Descobre-se agora que Brasília é aqui. Ou, por outra, descobre-se que, sob o olhar plácido de Malufs e Pittas também vicejam Garibs e Viscomes.
Não demora e perceberemos, finalmente, que o problema não está na Brasília de Niemeyer, mas na Brasília que trazemos enterrada dentro de nós mesmos.
Segundo o Datafolha, 72% dos paulistanos não lembram em quem votaram para vereador. Ainda que tenham ajudado a eleger um ladrão, o estilo Brasília de vida os impede de expiar a própria culpa.
Ao admitir que molhou a mão de fiscais da prefeitura, o presidente da Enterpa revelou o seu lado Brasília. Sem corruptor não haveria corrupto.
O médico que faz ao cliente aquela fatídica pergunta -"com recibo ou sem recibo?"- não está senão trazendo à tona o seu jeitão Brasília. E como se dissesse: "Sonego imposto. E quem me ajuda a sonegar paga menos".
Brasília é um modo de vida. Pode ser encontrado em qualquer lugar, às margens do Paranoá ou do Tietê, no Brasil ou nas Ilhas Fiji.


Texto Anterior: Editorial: SIGILO ELETRÔNICO
Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O PT pensa em si próprio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.