São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Seus problemas acabaram

BRUXELAS - Agoniado e irritado com a carga fiscal? Se você é grande empresário ou executivo de multinacional, seus problemas acabaram. Não, quem anuncia não são as Organizações Tabajara, do Casseta & Planeta, mas um certo "Financial Times", um dos melhores jornais do mundo.
O "FT" botou sua equipe de investigação em campo para comprovar, com números, o que muita gente já intuía: a tal de globalização está levando as grandes corporações a uma feroz competição para ver quem paga menos impostos.
Diz o primeiro de dois artigos sobre o tema, publicado ontem, que as evidências encontradas "sugerem que as autoridades fiscais estão lutando uma batalha perdida contra a arbitragem de impostos, na qual companhias multinacionais localizam rendimentos, custos, empréstimos e lucros nas jurisdições mais favoráveis para os lucros globais do grupo".
O jornal chama de "chocante" o quadro que emerge do pagamento de impostos por 20 companhias "top". Oito delas pagaram "somas negligenciáveis ou nenhum imposto".
O jornal não diz, mas eu seria capaz de apostar que a maior parte dessas empresas, se não todas, edita, todos os anos, lindas brochuras para provar que cumprem maravilhosos programas de responsabilidade social, o já não tão recente mantra das corporações.
Há, no trabalho feito pelo "FT", um claro choque entre responsabilidade social e desempenho corporativo. O valor das ações é cada vez mais um componente essencial para as empresas. Esse valor, por sua vez, pode sofrer variações significativas conforme o imposto pago. Logo, os executivos tratam de fugir de países que cometem o crime de cobrar impostos e vão para paraísos fiscais.
O problema é que, se o Estado já funciona mal cobrando impostos, sem cobrá-los ou cobrando cada vez menos de quem mais pode, irá à breca. Aí, caro leitor, se você não é nem grande empresário nem executivo de grande empresa, seus problemas apenas começaram.


Texto Anterior: Editoriais: PROMESSA DE LATA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: O gato comeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.