São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KENNETH MAXWELL

Boa sorte e bom juízo

O PRESIDENTE Lula disse que a descoberta do campo de petróleo de Tupi, na plataforma continental, "provou que Deus é brasileiro" e afirmou que "foi uma benção de Deus para o Brasil ter uma empresa (...) como a Petrobras". Isso é verdade. Até o final da próxima década, o Brasil terá acrescentado uma nova e poderosa fonte de energia à sua lista já rica de recursos naturais. Especialistas do setor petroleiro já estão prevendo que a produção será iniciada em 2013, com uma meta inicial de extração de 100 mil barris de petróleo cru leve ao dia.
Mas o Brasil já teve sorte no passado. As primeiras indústrias têxteis da Europa no século 16 eram ávidas usuárias do corante extraído das árvores de pau-brasil. O país dispunha de várzeas tão ricas no século 17 que ninguém antes havia visto a cana-de-açúcar crescer tão rapidamente e propiciar tamanhos lucros. No século 18, o ouro e os diamantes eram tão abundantes que ajudaram a reconstruir Roma e a capitalizar a Bolsa de Valores de Londres. Depois veio o boom da borracha no começo do século 20, e a descoberta de Carajás, em 1967. O problema sempre esteve na forma pela qual os recursos financeiros gerados por esses booms foram utilizados.
Em minha primeira visita ao Rio, nos anos 60, por exemplo, havia um porta-aviões decrépito ancorado perto da ilha das Cobras. O navio jamais deixava o atracadouro.
Foi adquirido usado do Reino Unido em 1956, e apenas em 1998 a disputa entre Marinha e Força Aérea quanto ao uso de aviões de asa fixa pela embarcação foi resolvida. Cinqüenta anos antes, o Brasil adquirira dois dos maiores e mais modernos couraçados então disponíveis, modelos atualizados inspirados pelo revolucionário couraçado britânico Dreadnought. Pouco depois de chegarem à baía da Guanabara, suas tripulações, compostas em larga medida por afro-brasileiros, se rebelaram contra os oficiais brancos na infame Revolta da Chibata, em 1910, e apontaram seus canhões contra a então capital.
A Marinha há muito deseja um submarino nuclear. Agora, o ministro da Defesa encontrou uma justificativa para o projeto: defender o novo campo petroleiro de Tupi. Mas Lula teve uma idéia melhor ao se eleger pela primeira vez: a de que todos os brasileiros deveriam ter acesso a três boas refeições todos os dias. Dado o mais recente exemplo da sorte brasileira, a elas deveriam ser acrescentadas uma boa educação, um bom serviço de saúde pública e, claro, boa segurança pública. Isso sim seria motivo de celebração. Boa sorte seguida por bom juízo.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Quantas penas tem o peru
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.