São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Caos paulistano
Como os ventos fortes têm sido acompanhados de tempestades amedrontadoras, a população deveria respeitar a natureza. Os bombeiros atenderam apenas na segunda-feira, 181 chamados de quedas de árvores.
Já a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 87 semáforos em pane. Será que o recado que está sendo dado àqueles que emporcalham as ruas com lixo e entulho precisará ser mais efetivo?
ALIANA CÂNDIDA SILVA (São Paulo, SP)

 

Depois que Nova York expandiu o metrô e investiu no transporte público, o nova-iorquino de classe média, que tanto idolatrou o automóvel, rendeu-se ao sistema público, pois é ágil, funciona e custa muito menos do que o transporte individual.
Enquanto a classe média não exigir um transporte público bom e eficiente, vamos perder de três a quatro horas na privacidade estúpida de um automóvel. É só exigir. Afinal, para um governo que quer fazer um trem-bala, um metrô num país "tão rico" como o Brasil deve ser fichinha.
FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Países árabes
Enquanto apoiam -ainda que tardiamente- a onda pró-democracia que se espalha pelos países árabes, os EUA obstruem, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução que condena a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia. O correto seria exigir a remoção dos assentamentos, evitando assim o "apartheid do século 21". O primeiro requisito para mediar um processo de paz é a isenção.
PEDRO GOMES DOS REIS MARCONDES (São Paulo, SP)

Segundo tempo
Pelo andar das obras, em sequência ao Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, teremos o Terceiro Tempo na Copa do Mundo e o Quarto Tempo na Olimpíada.
ROBERTO TWIASCHOR (São Paulo, SP)

Polícia
Estarrecedoras as imagens em que uma escrivã de polícia é revistada por homens em uma delegacia. Detalhe: a presepada foi feita (e filmada) sob as ordens da Corregedoria da Polícia Civil -que tem por incumbência zelar para que policiais atuem dentro da lei- e chancelada pelo Ministério Público -que tem como dever fiscalizar o trabalho da polícia e que não vislumbrou indícios de abuso de autoridade na conduta dos envolvidos.
Não nos esqueçamos também do Judiciário, que concordou com o pedido de arquivamento do inquérito. É bom que cidadãos saibam de que são capazes as instituições que existem para proteger seus direitos. Lembremos: a cidadã que foi aviltada em sua dignidade era uma policial; imaginemos agora o que acontece nas periferias afora, com cidadãos "comuns".
MÁRIO HENRIQUE DITTICIO, RENATO CAMPOS PINTO DE VITTO, ADENOR FERREIRA DA SILVA e JULIANA GARCIA BELLOQUE, defensores públicos (São Paulo, SP)

Folha, 90
É com grande prazer que cumprimento a Folha pelo papel que desempenha na defesa da democracia, da transparência e da fiscalização dos agentes políticos e da administração pública.
GILBERTO KASSAB, prefeito de São Paulo (São Paulo, SP)

 

A Fecomercio saúda a Folha por seus 90 anos de vida dedicados à incessante luta pela democracia, pelo respeito às instituições e à liberdade de imprensa, sempre colocando os interesses do país em primeiro plano.
ABRAM SZAJMAN, presidente da Fecomercio -Federação do Comércio de São Paulo (São Paulo, SP)

 


Acompanho a Folha pelo Facebook. Fiz uma ilustração em homenagem ao jornal.
FONTAINE LEILIANE (Paris, França)

 

É muito bom ver todas as manhãs essa senhora nonagenária ainda com o vigor de uma adolescente. Fico muito feliz e orgulhoso de ter sido acolhido, nos meus primeiros passos, por esse grande jornal.
GUSTAVO IOSCHPE (São Paulo, SP)

 

Colunista e articulista da Folha há mais de 25 anos, cumprimento o jornal por seu 90º aniversário, destacando o valor de sua continuidade como empresa familiar, seu esforço em publicar as mais variadas opiniões e sua recente atitude educativa, ao pôr à disposição do leitor um importante acervo.
BORIS FAUSTO, historiador (São Paulo, SP)

 

Considero a Folha um jornal íntegro, sempre se posicionando a favor da verdade, não importando quem irá atingir. Foi por essa razão que sempre fiz questão de ser assinante.
SUELY REZENDE PENHA (Campinas, SP)

 

É um orgulho ser leitor da Folha há quase 40 anos.
JOSÉ MARIA DE ALENCASTRO PELLES (Goiânia, GO)

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (São Paulo, SP), Ronaldo Costa Couto (Brasília, DF), Claudia Matarazzo (São Paulo, SP), José Carlos Vaz de Lima, deputado federal pelo PSDB-SP (Brasília, DF), Maria Alice de Almeida (Bebedouro, SP), Alcides Lopes Tápias (São Paulo, SP) e José Roberto Landim (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Carlos Weis: Decisão judicial: cumpra-se

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.