São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

A eleição da inflação?!

BRASÍLIA - A inflação brasileira tem nome e sobrenome, Lula da Silva, com seu espetáculo da gastança. Esse é o lema que o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) defende que seu partido use nas próximas eleições municipais.
Contrariando as análises de que são as questões locais que prevalecem nas campanhas municipais, Bornhausen aposta que o tema vai pegar nas grandes cidades do Centro-Sul do país.
Aposta que a inflação vai subir ainda mais até setembro, auge das campanhas pelas prefeituras, e desgastará os candidatos governistas. Sua posição não é consensual entre os democratas.
No Nordeste a oposição teme e muito a popularidade de Lula. O sujeito é santo na região, costumam dizer os líderes nordestinos da oposição. Atacá-lo, hoje, não deve render grandes trunfos eleitorais.
O tucano Gustavo Fruet (PR) também tem dúvidas se o assunto vai esquentar a eleição de prefeitos. Aposta, contudo, que os efeitos dos preços altos de hoje vão contaminar a eleição presidencial de 2010. Diz isso depois de sondar os humores empresariais.
Não por outro motivo o presidente Lula só pensa nisso nas últimas semanas. Foi alertado que a mão pesada do Banco Central pode, sim, jogar o crescimento da economia para baixo no próximo ano.
Seria o pior cenário para sua despedida do Palácio do Planalto. Uma inflação controlada, mas à custa de uma brecada no ritmo da economia exatamente nos dois últimos anos de seu mandato.
O risco, infelizmente, é real. Se hoje os ventos internacionais já não sopram mais a favor como antes, em 2009 esse quadro pode piorar. Muita gente, aqui e lá fora, acredita que o próximo presidente norte-americano será obrigado a fazer um forte ajuste na ainda maior economia do planeta.
Confirmado, Lula terá de rebolar para manter a economia girando forte por aqui. Cortar gorduras vai facilitar o gingado presidencial.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Cães e cia.
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Plínio Fraga: Parodoxo e capitulação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.