São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro e seus adversários

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Muita gente não gosta dele, mas Ciro Gomes teve 7,426 milhões de votos na eleição presidencial de outubro passado. Ficou em terceiro lugar, com 10,97% dos votos válidos.
Na pesquisa Datafolha publicada domingo, aparece em confortável segundo lugar, com 16% ou 17%, dependendo de quem estiver na cédula.
Ex-tucano, Ciro está no PPS (ex-PCB). De todos os pré-candidatos a presidente, é o que fala mais abertamente da candidatura. Eis o que pensa sobre seus principais adversários:
Lula (PT) - "Não ganha, a não ser que faça uma aliança com o centro e diga com clareza o que pretende fazer sendo presidente. Se insistir nas estratégias anteriores, beneficia quem estiver em segundo lugar, que acabará ganhando. Hoje, eu seria o beneficiado".
Itamar Franco (PMDB) - "É o que tem mais chances, desde que vença o desafio de governar Minas Gerais com sucesso. Mas isso é difícil, pois Itamar é muito discriminado por parte da mídia de São Paulo e do Rio".
Mário Covas (PSDB) - "Se superar todo o problema de saúde e todo o preconceito que há no Brasil a respeito, ainda será a linha de sucessão de Fernando Henrique. Sofrerá por isso".
ACM (PFL) - "Não há a menor chance de ele ser candidato. O sistema não cometeria esse erro, nem ele. Sua candidatura emborcaria em 30 dias, pois apareceria todo tipo de escândalo. Ele (ACM) está no auge, mas sabe que não aguentaria uma eleição".
Garotinho (PDT) - "Ele anda bem, mas ainda tem muita estrada. O problema é o partido, mas já há um escape oferecido, que é o PMDB".
Fernando Collor - "Será bom ele estar na disputa, pois o eleitor verá com clareza a diferença entre mim e ele".
Ciro diz desejar uma aliança com o PT. "Não é preciso eu ser o candidato. Pode ser o Lula, mas seria necessário esclarecer em que bases."
Inteligente, Ciro Gomes sabe ser quase impossível uma aliança dele com o PT. "Mas eu vou insistir até a véspera, em 2001. Para deixar claro de quem foi a culpa se não der certo."
Ciro Gomes está candidatíssimo.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Limites
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Raposas e bodes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.