São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS MOTA

As carpideiras do capitalismo

SÃO PAULO - Técnicos do Congresso americano fizeram feitiçaria econométrica e concluíram que deve sair por US$ 25 bilhões o mais novo pacote do governo Bush para tentar salvar a economia. O alvo da operação são duas gigantescas agências de garantia de hipotecas, que estão grogues e ameaçam ir à lona, o que seria um terremoto de alto poder destrutivo. Nos EUA, o crédito imobiliário total é de US$ 15 trilhões, mais que o PIB do país.
Foi-se o tempo em que estavam sob ataque só dívidas "subprime", o dinheiro oferecido a qualquer um que deixasse cair o RG na porta do banco. A crise ameaça a típica família americana. Como a torta de maçã, tomar recursos para comprar a casa ajardinada no subúrbio é uma instituição nacional nos EUA.
A conexão do atoleiro americano com a economia mundial tampouco continua restrita aos fundos "hedge", a vanguarda da especulação global que adquiria bugigangas financeiras derivadas do "subprime". Papéis das empresas hipotecárias ora na berlinda eram tão estimados por aplicadores conservadores estrangeiros, governos entre eles, quanto os do Tesouro americano, considerados os mais seguros.
Um colapso no coração do mercado hipotecário americano, portanto, produziria graves ondas de devastação econômica, dentro e fora dos EUA. Que a Casa Branca se disponha a gastar o que for para evitar o pior é apenas um sinal de que a irresponsabilidade ainda não atingiu todos os setores da gestão Bush. Mas persistem os uivos nostálgicos da vertente idílica do liberalismo atropelada pela crise de 1929.
Seus arautos choram, em tom de carpideira, como se estivessem sobre o cadáver do capitalismo. Não entendem que intervir em momentos de aflição econômica é um dever do Estado capitalista moderno. Ou age assim ou desmoraliza o sistema aos olhos da massa dos cidadãos, sobre a qual recairia carga insuportável, e desnecessária, de penúria.

vinimota@folhasp.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Êxito da fiscalização

Próximo Texto: Brasília - Melchiades Filho: Polícia desmontada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.