São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

PSDB
"Concordo plenamente com o senhor Sílvio Galvão Neto ("Painel do Leitor" de 21/9). Geraldo Alckmin cometeu um grande erro ao contrariar a "lógica política" do momento e egoisticamente forçar a barra por sua candidatura. Deu no que deu: o PSDB rachado e o PT rindo à toa. E, como se não bastasse, Alckmin erra feio mais uma vez ao voltar suas baterias em direção a Kassab, detonando também, por tabela, o governador Serra, ao mesmo tempo em que poupa Marta. Estou curioso em saber como será sua estratégia para obter apoio do DEM e dos "kassabistas" do PSDB caso vá ao segundo turno."
CLAUDIO NORIO SHIMABUKURO (São Paulo, SP)
 
"Expresso meu inconformismo com a infeliz declaração do senhor Clóvis Carvalho ontem na Folha ("Tucano histórico vê perda de compostura em Alckmin", Brasil). O número 007 da sua ficha de filiação tem uma só razão: fazer o papel do agente secreto, escalado para essa missão pelo candidato à reeleição na tentativa de frear o crescimento e a permanência de Alckmin no segundo turno. Cabe refrescar a memória do senhor Carvalho sobre a convenção municipal, da qual não participou e na qual Alckmin foi escolhido por 89% dos votos."
ALEXANDRE JANINI , advogado, militante do PSDB (São paulo, SP)
 
"Oportunismo é colocar a chamada "Fundador do PSDB chama Alckmin de "oportunista" ao lado da foto de Alckmin almoçando sozinho em um restaurante (Primeira Página de ontem). A Folha se esquece de que Alckmin também foi fundador do PSDB e de que Clóvis Carvalho, que nunca se elegeu para nada e sempre viveu à sombra do poder, quer apenas garantir o seu cargo, como bem mostra a foto em que aparece ao lado do prefeito."
CAIO AUGUSTO MARCONDES FIGUEIREDO (Pindamonhangaba, SP)

Os libertários
"Lendo o artigo de Fabio Giambiagi ("Os autoritários", "Tendências/Debates", 21/9), percebo que os liberais e neoliberais sempre utilizam o mesmo discurso: "os movimentos sociais são um obstáculo à modernização". Maquiam-no com palavras bonitas, como liberdade e progresso, que disfarçam bem as suas verdadeiras intenções. Com os movimentos sociais fora do caminho, ficaria mais fácil para eles a tão sonhada flexibilização da CLT, por exemplo, que acabaria com os direitos conquistados com muito esforço ao longo dos anos pelos trabalhadores. Eles sentem saudades dos primórdios do capitalismo, quando até crianças trabalhavam em ambientes lúgubres. A única liberdade de que os neoliberais gostam é a de poder explorar os trabalhadores "livremente"."
RONALDO RUIZ GALDINO (Birigüi, SP)

Parto
"Discordo veementemente do comentário do leitor Sérgio Guimarães ("Painel do Leitor" de ontem), em que fala de "sofrer as bíblicas dores do parto". Vê-se que é um comentário de um homem, que nem sequer conhece tal "dor". Tive três filhos nascidos naturalmente e garanto que não foi nenhum sofrimento. O parto pertence à mulher, que, se é respeitada, consegue parir naturalmente."
DEBORA REGINA MAGALHÃES DINIZ (São Paulo, SP)

Carro
"Em "Solução em outra parte" (20/9), Claudio W. Abramo afirma, sobre o Dia Mundial sem Carro, que "a transformação dos padrões de trânsito e transporte na cidade não resultará de iniciativas voluntaristas de indivíduos, por mais bem-intencionados que sejam". E mais: "soluções sociais dão-se no terreno da política e em nenhum outro". Incrível! Como alguém que preside uma ONG para fiscalizar o poder público pode imaginar que transformações promovidas meramente na esfera da política institucional, sem apoio social, possam dar ensejo a alguma transformação?"
LUÍS CARLOS PINI NADER (São Paulo, SP)

Nuclear
"Concordo com a ex-ministra Marina Silva, que, em sua coluna de ontem ("O risco nuclear'), criticou a retomada da construção da usina de Angra 3, além dos projetos de construção de dezenas de outras usinas nucleares nas próximas décadas. Vivenciamos um estado de total descontrole em nosso ecossistema, e um dos grandes responsáveis por isso é a utilização de uma energia que, também um dia, acreditamos que iria nos trazer muitos benefícios: o petróleo. Hoje, se pararmos para pensar em toda a degradação que ele já causou e ainda irá nos causar, talvez voltássemos a andar de charrete. Tracemos desta vez um projeto sustentável para a geração de energia. Um projeto que esteja de acordo com os interesses e os anseios da sociedade como um todo."
THIAGO F. PEIXOTO (São Paulo, SP)

Orkut
"A respeito da reportagem "Prefeitura de SP proíbe acesso ao Orkut" (Cotidiano, 20/9), esclarecemos que o decreto só formaliza procedimentos de segurança já em vigor, que dispõem de bloqueios para páginas com conteúdos vetados por lei. A razão da iniciativa é proteger as crianças nas escolas e em telecentros contra páginas com conteúdo inadequado (sexo, drogas, pornografia, pedofilia, violência e armamento). O Orkut não será proibido totalmente. O uso pedagógico da internet será permitido, segundo as necessidades de cada órgão solicitante. As escolas e telecentros terão acesso liberado para fins pedagógicos, mediante senha autorizada pela Prodam. Quanto aos servidores, os acessos proibidos não são necessários às atividades profissionais. Eles não precisam de sites de relacionamento ou recreação para exercer seu trabalho, pago pelo contribuinte."
ELIEL CARDOSO, assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Gestão (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Cássio Schubsky: Os doutores do povo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.