São Paulo, quarta, 23 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um recado para Lula e Ciro

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - O principal homem de Collor na campanha de 89, Egberto Batista, acha que a atual eleição presidencial ainda não está liquidada. "Haverá segundo turno", diz ele.
Hoje eleitor de FHC, Egberto faz campanhas políticas há 24 anos. Trabalha para alguns candidatos nesta eleição analisando em profundidade as pesquisas de opinião.
Eis a interpretação de Egberto:
"A classe média baixa, vamos chamar de classe média "Z' -que tem pelo menos uns 30 milhões de eleitores- está com raiva do presidente. Vota nele por falta de opção. Na hora do voto, muitos vão querer puxar a orelha do Fernando Henrique. No segundo turno, ele ganha. Mas, agora, a classe média esfarrapada vai dizer: presidente, olhe mais para mim."
Para Egberto, o PT quase percebeu isso, há duas semanas, pregando o voto em qualquer candidato para levar a eleição ao segundo turno. "Mas o PT é muito burro. Fez isso mal feito."
Uma das formas de usar essa conjuntura contra FHC, na opinião do politicólogo de Collor, seria um locutor aparecer na propaganda eleitoral do PT dizendo o seguinte:
"Você sabe que o Fernando Henrique pode ganhar a eleição no primeiro turno. E que ele terá de adotar, se ganhar, medidas drásticas na economia. O que você não sabe direito é que medidas serão essas. Ninguém sabe.
Com a crise internacional, é fácil imaginar que as coisas podem piorar. Piorar para você, que já tem dificuldade para pagar o seu plano de saúde, a escola dos filhos e é obrigado a entrar no cheque especial.
Você pode até estar pensando em votar no Fernando Henrique, mas não acha que seria bom obrigá-lo a se comprometer um pouco mais, dizendo em detalhes o que pretende fazer? Há uma forma de fazer isso: ajude a levar esta eleição para o segundo turno".
Egberto avalia que o eleitorado de classe média "Z" não tem sofisticação para desenvolver o raciocínio acima. Mas, mesmo assim, muitos votarão usando essa lógica.
"Acho que haverá segundo turno de qualquer jeito. Se o PT e o Ciro ajudassem, então, nem se fala". É isso aí.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.