São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES

Que o Senhor ilumine a todos!

Q UEM FAZ o que gosta não trabalha, mas usufrui de suas aventuras, assim como os que trabalham por amor alimentam-se do prazer de trabalhar. 2007 foi um ano trabalhoso. Tivemos muitos problemas, inclusive desastres e perdas de vidas. Até terremoto.
Mas chegamos neste Natal com alguns encaminhamentos importantes. Um deles diz respeito à decisão dos países ricos -os maiores poluidores do planeta- de ajudar a combater a poluição mundial. Oxalá isso se concretize!
No âmbito nacional, crescemos 5% -com a inflação controlada e, ao que tudo indica, repetiremos o feito em 2008. Isso é crucial para a geração de empregos e para a melhoria das condições de vida dos brasileiros.
Há problemas pendentes. Na longa lista destacam-se os da saúde, da educação e da energia. Na saúde, o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) impôs um grande desafio, que implicará em remanejamento de recursos e, sobretudo, na melhoria da gestão dos hospitais e centros de saúde. Bons exemplos demonstram que, mesmo com os recursos escassos, a boa administração consegue atender as pessoas com dignidade.
Na educação, o maior desafio é o de elevar a qualidade das escolas, o que também implica em melhoria da gestão e no uso racional dos recursos.
O Brasil continua pressionado para criar novas fontes de energia. Ainda dispomos de água abundante para gerar hidreletricidade e, recentemente, ficou demonstrada a viabilidade do etanol. A grande tarefa é dar continuidade e sustentação aos investimentos nesses campos. Se, de um lado, os desafios são grandes, de outro, a força da necessidade fará nossas autoridades irem em busca de eficiência. Nada mais urgente para o Brasil do que melhorar a produtividade dos serviços públicos. Nesse sentido, a pressão da escassez sempre aperfeiçoa os métodos de administrar. Tenho fé nessa trajetória. Estou certo de que os brasileiros vão colaborar com trabalho e tolerância -virtudes muito valiosas para um povo que precisa crescer.
Com esses pensamentos em mente, desejo que os meus leitores usufruam de um santo Natal junto às suas famílias.
Reservem algum tempo para pedir a Deus que fortaleça entre nós o amor e o respeito pelo próximo. A felicidade dos seres humanos não se resume no êxito econômico.
Mais importante é a força moral.
Bom Natal a todos!

antonio.ermirio@antonioermirio.com.br

ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES escreve aos domingos nesta coluna.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: "Ninfa potável"
Próximo Texto: Frases

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.