São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Arte no Alvorada
"Infelizmente, é recheado de inverdades o artigo de Elisa Bracher de 21/12 ("Cuidado público", "Tendências/Debates'). No seu texto, afirma a escultora ter feito uma obra a pedido da, à época, primeira-dama Ruth Cardoso, em 2002. É uma afirmação mentirosa. Na verdade, tal "obra" é mais antiga do que isso e teve outra razão para sua existência. Foi criada não sei para quê, mas nos idos de 1999.
Eu mesmo já havia trombado com tal elefante branco (na verdade, um amontoado de toras) no largo do Arouche, bem antes de 2002. Ela mesma, a autora, em entrevista à época, declarou que sua montanha de árvores ceifadas era mesmo feita para chocar. E chocava a todos os que com o trambolho cruzavam.
Vi, na coluna de Mônica Bergamo de 20/12 (Ilustrada), uma foto do monstrengo instalado no jardim do Palácio da Alvorada. Tem razão a primeira-dama, dona Marisa. A peça não combina com o jardim, como de resto não combina com nada deste mundo.
Elisa insulta quem simplesmente não compartilha do seu gosto e do de Barbara Gancia ("E o saco de carvão vai para... ", Cotidiano, 21/12)."
LUCIANO RICARDO ROCHA DE SOUZA (São Paulo, SP)

Executivo e partidos
"O texto "Dirigentes negam poder sobre partidos" (Brasil, 22/12) distorce completamente as declarações que dei ao repórter.
1) Não afirmei que pedi afastamento do diretório do PT assim que assumi o cargo, no início do ano; até porque só o assumi em setembro.
2) Em nenhum momento afirmei que não apareço no diretório desde 2005.
3) O que disse é que sou membro do diretório do PT desde 95, inclusive durante o período em que presidi a Petrobras (janeiro/2003 a julho/2005). Disse ainda que tinha aceitado fazer parte da chapa [de Berzoini], mas que não queria continuar no diretório. Esta decisão não tinha nada a ver com a presidência da BR Distribuidora, até porque ela foi tomada por ocasião da inscrição da chapa (agosto), antes portanto de assumir a presidência (22 de setembro)."
JOSE EDUARDO DUTRA, presidente da BR Distribuidora (Rio de Janeiro, RJ)

Cargos
"Desalentadora a notícia de que Serra quer a criação de 1.300 cargos efetivos ("Projetos elevam em R$ 80 mi gastos de SP", Brasil, 19/12). Até onde sei, cargos efetivos só são criados por meio de concursos. E justamente em São Paulo, onde os alunos têm mostrado baixo índice de aproveitamento, os professores trabalham há mais de 12 anos sem aumento, com um salário de fome, e a segurança está um caos, o governo ignora seus funcionários.
Ao criar cargos para beneficiar protegidos, favorecendo as secretarias de Gestão Pública, Fazenda e Planejamento, o governador Serra fica sem moral nenhuma para criticar o governo do presidente Lula. Afinal, quando o assunto é levar vantagem, não há distinção entre um e outro. São todos iguais. Que bom que estão tirando a máscara, só assim poderemos fazer uma boa escolha nas próximas eleições."
IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

São Francisco
"Louvável o artigo de Fernando de Barros e Silva de 21/12 ("Águas republicanas", Opinião, pág. A2), sobre a greve de fome de dom Luiz Cappio e a transposição do rio São Francisco.
Argumentos precisos, isentos de paixão e de conotação partidária. De tudo o que li a respeito do assunto, e apesar das dúvidas que ainda tenho sobre a importância da obra, reconheço que o artigo de Fernando de Barros resume por completo a maneira como nós brasileiros deveríamos encarar o episódio. Certo ele quanto à atitude do religioso. Certíssimo quando afirma que o Estado é laico, e o regime, republicano."
MARCELO DOS SANTOS (Florianópolis, SC)

"Pensei que houvesse limites na globalização do preconceito, mas o senhor Fernando de Barros e Silva os superou no seu artigo "Águas republicanas". Sem masoquismos nem maniqueísmos, mas muito bem desinformados, aceitamos os erros do país laico e do regime republicano. Melhor assim?"
FRANCISCO JOSE DEL BARRIO TOSANTOS (Marília, SP)

Pneus "A carta do senhor Hersílio de Moura ("Painel do Leitor", 17/12) contesta o editorial "A sinuca dos pneus" (Opinião, 10/12) com falsos argumentos.
Ele tem razão quando diz que o segmento de remoldagem de pneus é considerado indústria verde em todo o mundo. Mas é verdade válida só no caso da utilização de pneus sucateados no próprio país, jamais a partir de lixo importado.
Apesar de presidir a associação da indústria de reforma de pneus, ele talvez tenha se "esquecido" de fazer as contas: o Brasil importou em 2006 mais de sete milhões de pneus velhos para produzir 2,5 milhões de remoldados. As contas só fecham porque uma grande parte do que se importa não vai para a remoldagem, mas -apesar de proibido- é vendida como pneus usados importados em lojas nas periferias das grandes cidades e no interior.
Além dos problemas ecológicos provocados pela importação do lixo, há também os problemas de segurança: não se sabe por que o Inmetro decidiu homologar a operação de remoldagem no Brasil sem a mesma exigência feita na Europa -de se registrar na banda lateral as características (data de produção, velocidade, carga, tipo de terreno etc.) do pneu original.
Ou seja, quem compra um jogo de remoldados produzidos aqui, está levando quatro pneus aparentemente iguais, mas com carcaças completamente diferentes, que comprometem a segurança numa freada ou numa curva."
BORIS FELDMAN, jornalista e engenheiro (Brumadinho, MG)

Boas-festas A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ); Alberto Goldman, vice-governador do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); Yuri Bespalko, adido de imprensa da Embaixada da Rússia (Brasília, DF); Victório De Marchi, Milton Seligman e Alexandre Loures, Ambev - Cia. Bebidas das Américas (São Paulo, SP); Érica Fabíola Gáspari, assessora de imprensa do Hopi Hari (Vinhedo, SP); Cacildo Marques (São Paulo, SP); Instituto Ecofuturo (São Paulo, SP); Posigraf (Curitiba, PR).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Marcelo O. Dantas: Messianismo e o credo petista

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.