São Paulo, quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Medidas contra enchente

ESCALDADO pelas chuvas de final de ano, que, embora recorrentes, fizeram em 2009 estrago maior do que o costumeiro, o prefeito Gilberto Kassab busca anunciar medidas de combate às enchentes em São Paulo. É compreensível a sua preocupação. As imagens de bairros inteiros da cidade afogados por 14 dias numa mistura imunda de água e esgoto demorarão a ser esquecidas pelos cidadãos -e certamente serão lembradas, no próximo pleito, pela oposição.
É de todo modo bem-vinda a iniciativa de ampliar a exigência de manutenção de áreas verdes, permeáveis, nas novas construções na cidade. Uma portaria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente determina que novos empreendimentos deverão manter, no mínimo, uma área de 20% de vegetação, terra ou grama para absorver a água da chuva. A exigência anterior era de reserva de 15% do terreno.
O acréscimo de novos prédios com maior área "verde" ao estoque de superfície já altamente impermeabilizada da cidade, entretanto, terá pouco impacto no combate às enchentes. A iniciativa deve desde logo vir acompanhada de outras, de mesmo escopo, que busquem impedir o acúmulo d'água nos já conhecidos pontos de alagamento.
Um exemplo está na construção, prevista em lei, de reservatórios para águas pluviais nas edificações da cidade, medida que tem por objetivo o mesmo escoamento buscado pelo acréscimo de área permeável.
Imposições ou apelos a cidadãos e empresas, no entanto, não podem alcançar o mesmo resultado que as necessárias intervenções do poder público. As providências são conhecidas e exigem dispêndio de mais tempo e dinheiro em obras muitas vezes "invisíveis" para o eleitor: ampliação da capacidade de canais e galerias que recolhem a água da chuva, novas obras para ampliar a vazão dos rios e mais investimentos em grandes reservatórios de água, os "piscinões".


Texto Anterior: Editoriais: Mais do mesmo
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: De choques e pau de arara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.