São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Nova Folha
Parabéns não só pelo novo visual mas pelos novos enfoques. Realmente a Folha se transforma para ficar mais legível e incisiva. Agora dá mais prazer em lê-la.
ANDRÉ PUCHALSKI (São Paulo, SP)



 

Foi impactante para mim olhar para a Primeira Página da nova Folha. A manchete e as chamadas pareciam saltar em direção aos olhos. Era impossível não as ler. Donde conclui-se que a fonte das letras e o seu tamanho ficaram perfeitos.
Como opinar sobre todo o jornal remodelado é impossível em tão curto espaço, só me resta parabenizar a Folha "do futuro" que já chegou em nossas mãos.
ANA ROSA BELLODI (Jaboticabal, SP)

 

A Folha merece os aplausos.
Em tempos difíceis para a mídia impressa, engolida pelo poder e pelos milhares de reais das televisões, pela velocidade da informação da internet e pelo baixo custo e fácil acessibilidade do rádio, eis que o jornal aparece completamente reformulado.
Muito mais moderno, bonito, prático e funcional.
A Folha deu um enorme salto ao futuro. Não apenas o seu futuro, mas talvez o de toda a imprensa escrita deste país.
FILIPE LUIZ RIBEIRO SOUSA (São Carlos, SP)

 

Nada de tão especial na Folha "do futuro". Leitores muito antigos poderão se irritar, e os mais novos poderão se dispersar (deficit de atenção). A nova Folha ficou um pouco "poluída" (é assim que dizem os designers?), e isso pode favorecer algum desinteresse ou alguma dispersividade. Mas ela está respeitando a geração crescente dos mais idosos, com melhor elaboração gráfica e letras maiores.
Não creio que haverá maior ou menor atração de leitores jovens pós-adolescentes, doentes por internet. Mas, velho assinante, embarco nessa, confiante de que ela ainda poderá, em futuro próximo, melhorar cada vez mais.
ELKO PERISSINOTTI, médico (São Paulo, SP)

 

"Célula artificial" (Opinião, pág. A2, ontem). Fantástica, extraordinária, brilhante. A melhor charge dos últimos 20 anos.
ANTONINHA HENRIQUES LINARES (São Paulo, SP)

 

Visual moderno e agradável, é a Folha mais uma vez inovando na arte de comunicar.
GUILHERME CASTILHO MISSALI (São Paulo, SP)

 

Gosto do novo, mas fico temeroso em mudar aquilo que funciona. A Folha é um ótimo exemplo disso. Confesso que o meu temor não era procedente: o visual está muito bonito, agradável e mais fácil de ler.
O caderno Esporte segue tendências de outros países: formato tabloide, com reportagens mais interessantes e com fotos excelentes. Os demais cadernos, embora conservando a distribuição anterior, se mostram muito mais atraentes e com reportagens executadas de modo diferente.
Se houvesse nota a dar, seria 10 com louvor.
LUIZ ALBERTO CHAVES DE OLIVEIRA (Jandira, SP)

 

Elogio e concordo com o editorial "Espelho do mundo" (Opinião, ontem), que diz que "bom jornalismo é bom para os negócios e útil para o país".
Realmente, o jornalismo da Folha, de certo modo, é sim o espelho do mundo. Mas o que a Folha faz de melhor é criticar, problematizar e questionar a jovem democracia brasileira.
CLAUDIO GERIBELLO, presidente da Conferência das Igrejas Evangélicas do Brasil (São Paulo, SP)

 

Ao ver o jornal, confesso que esperava mais surpresas e menos timidez. Mas uma coisa que precisava mesmo passar por reformas era o caderno Esporte. Salvava-se pelo "Painel FC" e por uma ou duas colunas.
Ontem pude ver um novo formato, com mais conteúdo. Porém ainda peca por não trazer mais informações sobre mais clubes de futebol no Brasil e no mundo.
EDUARDO LEVY COTES (São Paulo, SP)

 

Gostaria de dar o meu pitaco sobre as mudanças na Folha. Não gostei da maior parte delas. Principalmente do caderno Ilustríssima, cujo nível está bem abaixo do falecido Mais! Passa a impressão de ser somente uma pretensiosa experiência estética.
Mas, incrível! Houve um salto de qualidade no caderno Esporte, que foi inteligentemente turbinado e ficou mais leve, sem perder a pegada crítica.
CRISTIANO KOCK VITTA (Limeira, SP)

 

Parabéns. A terceira idade agradece. Ficou leve, fácil de ler. O colorido foi um ganho. As fotos estão perfeitas. Só não dá para engolir Palocci e Sarney.
NEUSA ROCHA (São Paulo, SP)

 

Parabéns é uma palavra muito sem conteúdo. Deveríamos achar um termo melhor para certas ocasiões. Como meu vocabulário é muito restrito, direi: brilhante!
ODAMIR MARQUES JÚNIOR (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Milú Villela e Mozart Neves Ramos: A educação mobilizando o Brasil

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.