São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Desmatamento
"A notícia do desmatamento na Amazônia nos faz deduzir que isso indica o maior desmatamento "da história deste país". Sim, porque em nenhuma outra época existiram meios tão rápidos e eficientes de desmatar.
Sinto-me indignada por termos chegado a tal ponto de incúria com um patrimônio tão precioso para o país e para o planeta, a ponto de me questionar se uma eventual mobilização no exterior pela internacionalização da Amazônia não se justificaria, já que nós, o povo brasileiro, estamos passando um atestado de ignorância e negligência. Somos totalmente indiferentes ao que acontece naquela região, como se ela nem fizesse parte de nosso país.
Não deveríamos estar vendo a sociedade minimamente mobilizada, manifestando-se veementemente contra tal descalabro?"
MARGARET FERREIRA DOS SANTOS, professora universitária, doutora em ciências ambientais pela USP (São Carlos, SP)

"É ótimo que o governo federal anuncie novas medidas para conter o desmatamento brutal na Amazônia. Infelizmente falta uma iniciativa muito simples: atacar o receptor.
Para onde vão as toneladas de madeiras cortadas ilegalmente todos os dias? Resposta óbvia: para centenas de lojas de móveis, pisos e afins, principalmente em São Paulo, que vendem livremente madeira sem comprovação nenhuma de procedência.
Afinal, se estão desmatando, é porque tem quem compre."
LINO BOCCHINI (São Paulo, SP)

Memória
"Dizem os jornalistas que, no dia seguinte, o jornal embrulha peixe.
O esquecimento imediato da sua odisséia de um dia é seguido pelo esquecimento rápido também de seus autores, quando mortos.
Isso ressalta a dignidade da bela lembrança de Paulo Patarra pela Folha (Cotidiano, 22/1)."
LEÃO SERVA, jornalista (São Paulo, SP)

Que partido?
"A declaração do governador José Serra sobre o início de incêndio no HC é muito útil: "Toda vez que um dirigente sindical falar, é interessante ver a que partido pertence e a qual esquema político está procurando servir".
O que faltou ele dizer é que essa forma de análise de declarações deve ser feita não apenas quando um dirigente sindical fala mas quando qualquer um fala, seja jornalista, juiz, advogado, policial, político, radialista, apresentador de TV, prefeito, presidente e até mesmo governador, como ele é."
SERGIO A. A DE CARVALHO (São Paulo, SP)

Álcool nas estradas
"A propósito dessa estapafúrdia (e inócua) medida, será que nossos governantes ainda não conhecem a história de "tirar o sofá da sala"?
O único meio de resolver esses problemas do alcoolismo ao volante, além das campanhas educativas, é tornar dolosos os crimes praticados nessas condições -além da cassação da carteira de habilitação e da imposição de um seguro obrigatório que realmente indenize as vítimas (pois o DPVAT é uma piada).
O duro é que não vai ter cadeia pra tanta gente."
PAULO AMÉRICO DE ANDRADE (São Paulo, SP)

Infraero
"Diferentemente do noticiado no texto "Após seis meses, Jobim sofre desgaste" (Cotidiano, 22/1), a Infraero esclarece o que segue. Vai continuar a dar transparência aos índices de atrasos e cancelamentos de vôos por aeroporto e por empresa aérea de forma on-line em seu site (www.infraero.gov.br).
Ou seja, não deixou, em nenhum momento, de divulgar o balanço de atrasos por aeroporto. Sobre a "investigação de superfaturamento em aeroportos", gostaríamos de esclarecimentos, pois a diretoria da Infraero tem todo o interesse em fazer as investigações necessárias. Lembramos que a Infraero, há mais de cinco meses, solicitou que a CGU acompanhasse todos os processos transitados, num esforço de dar transparência e ética aos trabalhos realizados."
LÉA CAVALLERO, assessora de imprensa da Infraero (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Leila Suwwan - Na nova gestão da Infraero, os boletins diários trazem tabela de atrasos por empresa, não por aeroporto. A estatal nunca divulgou conclusões do "pente-fino" realizado pela CGU após a troca da diretoria.

Israel
"Em relação à carta "Oriente Médio", do senhor Samyr Auad ("Painel do Leitor" de ontem), algumas questões precisam ser esclarecidas.
Não podemos nos esquecer de que o Hamas é uma organização terrorista que há mais de dois anos assumiu o controle da faixa de Gaza e a transformou em território hostil. Essa organização está comprometida com atividades terroristas contra o Estado de Israel e seus cidadãos. Desde 2000, mais de sete mil foguetes e morteiros foram disparados da faixa de Gaza.
Por que o senhor Auad não se preocupa também com a segurança de crianças, mulheres e cidadãos de terceira idade de Israel que vivem nas cidades atacadas pelo Hamas?
Se o terrorismo cessar, a vida em Gaza mudará. Os palestinos precisam entender que o terrorismo só traz a perder, e nada a lucrar."
RICARDO BERKIENSZTAT, vice-presidente executivo da Federação Israelita do Estado (São Paulo, SP)

Litoral norte
"Sabemos que o litoral norte paulista é lindo e que todos querem ir para lá. Mas o crescimento desordenado visando só ao lucro mostra que a história não é simples assim ("Litoral norte vive boom de empreendimentos de luxo", 20/1).
Todas as partes envolvidas no "boom de luxo" -construtoras, imobiliárias, proprietários, governo estadual e municípios da orla- têm a responsabilidade de tomar medidas pró-ativas no sentido de oferecer infra-estrutura da melhor qualidade aos moradores, aos novos moradores e, principalmente, aos que migram para essa região em busca de trabalho e oportunidade.
Sabemos que o pedreiro não está sozinho. Com ele vêm esposa, fil- hos, mãe, pai, cunhados, irmãos....
Todos sempre precisam de ajuda para não cair na marginalidade e nas drogas.
O crescimento de favelas no litoral norte é proporcional ao crescimento de condomínios de luxo. Não vê quem não quer."
VERA LUCIA DA COSTA ANDRE RESENDE (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Charles Tang: Brasil, uma potência econômica

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.