São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Lula e o Brasil

RIO DE JANEIRO - Um dos ossos do ofício de jornalista é a mania de considerá-los bem informados, com respostas para tudo. Ao longo do tempo, aprendi o macete de responder às perguntas com outra pergunta. É cômodo e dá a impressão de que a gente sabe mais do que os outros.
Outro dia, me perguntaram o que Lula vai fazer com o Brasil. Fiz um silêncio tático, para dar a impressão de um esforço mental. Respondi com outra pergunta: o que o Brasil fará de Lula?
Se ele fosse um ditador, deveríamos partir para a clássica mobilização democrática, que custa sangue, suor e lágrimas, e custa tempo, sobretudo, para nos livrarmos de um tirano. Não é o caso. Lula pode ser tudo, menos um tirano. Pelo contrário, é boníssima gente, boníssima alma, pai amoroso e marido exemplar, vivido e sofrido em lutas pela liberdade e pela justiça social.
Se fosse um governante corrupto, mais cedo ou mais tarde a sociedade, como um todo, repetiria o mesmo impedimento que nos livrou recentemente de uma administração federal cercada de escândalos.
Se fosse incompetente, os 16 meses de seu governo já o teriam desmoralizado de tal forma que o poder de fato estaria sendo exercido por outro homem, um regente, como nos tempos do Império, ou por um colegiado de notáveis, ou mesmo por um gabinete do tipo parlamentarista.
Acontece que Lula não é ditador, não é corrupto, não é incompetente. Mas continua patinando, falando muito e nem sempre bem, ainda não desencarnou de sua liderança oposicionista, promete um país que outros governantes não fizeram, promete até mesmo, por um vício de marketing das muitas campanhas eleitorais em que se meteu, um espetáculo de crescimento cada vez mais distante e improvável.
E aí surge a questão: não sabemos o que Lula poderá fazer com o Brasil. E sabemos menos ainda o que o Brasil ainda fará com ele.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Recordes
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Trabalho, autoridade e amor à nação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.