São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MELCHIADES FILHO

Fazendo gênero

BRASÍLIA - Uma das manchetes destas eleições municipais será a forte presença feminina. Das dez maiores cidades do país, só em Recife não há mulheres em posição de destaque nas pesquisas ou nas discussões de coligação partidária.
Em São Paulo, Soninha (PPS) é uma pedra no sapato de Marta Suplicy. Com eleitores em comum, deve roubar um ou dois pontinhos que poderão fazer falta à petista.
No Rio, Jandira Feghali (PC do B) e Solange Amaral (DEM) espreitam a chance de enfrentar Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno.
Para desgosto do PT, o dito "bloquinho" escalou duas pré-candidatas em Salvador: Lídice da Matta (PSB) e Olívia Santana (PC do B).
A petista Luizianne Lins, zebra em 2004, não quer correr riscos e costura uma série de alianças para garantir mais quatro anos em Fortaleza. Mas falhou na tentativa de convencer Patricia Saboya, que deve se lançar pelo PSB.
Jô Moraes (PC do B) pode acabar como a "anticandidata" ao pacotão suprapartidário que Aécio Neves preparou para Belo Horizonte.
Em Curitiba, Gleisi Hoffmann (PT) separa o tucano Beto Richa da reeleição já no primeiro turno.
Vanessa Grazziotin (PC do B) tenta pela segunda vez em Manaus; Rebecca Garcia (PP), pela primeira.
Um trio de esquerda desponta em Porto Alegre. Manuela D'Ávila (PC do B), Maria do Rosário (PT) e Luciana Genro (PSOL) desafiam, cada uma a seu modo, um novo mandato do peemedebista José Fogaça.
A ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM) pinta como um dos nomes viáveis em Belém. No PT, há várias interessadas, mas nenhuma delas obteve a bênção da governadora Ana Júlia Carepa.
O mais interessante dessa notícia é que... não há notícia. Quase todas caminham pelas próprias pernas, independentes de marido, pai ou outro tipo de padrinho. A questão de gênero parece superada na política nacional, em número e grau.

mfilho@folhasp.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Um
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Tempos modernos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.