São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES

Senai: um bom exemplo!

O BRASIL está em festa. Numa época em que escasseiam os profissionais qualificados, 24 alunos do Senai -Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- foram ao Japão para concorrer com 48 países na 39ª Competição Mundial de Educação Profissional, que é realizada a cada dois anos.
Cerca de 800 jovens foram testados com o máximo rigor em soldagem, mecânica, eletricidade, construção civil, refrigeração, desenho técnico, informática e em outras profissões.
Em competições anteriores, o Senai já havia mostrado que sabe ensinar e que seus alunos sabem aprender. Mas, desta vez, os brasileiros se superaram e encantaram os milhões de pessoas que assistiram às provas e acompanharam-na pela internet em todo o mundo.
A conquista foi extraordinária. O Brasil (com 519,60 pontos) se classificou em segundo lugar, abaixo da Coréia (527,38) e acima da Suíça (518,71), de Cingapura (518,58), da Austrália (518,04) e do Japão (515,59). Veja pela pontuação como a competição foi acirrada.
Às 11 horas da quarta-feira passada, os brasileiros começaram a receber mensagens animadoras. Mas foi só à tarde que viram a bandeira do Brasil tremular no pódio como a segunda melhor nação do mundo!
Além da alta marca alcançada na pontuação geral, os brasileiros trouxeram no seu peito duas medalhas de ouro -Lucas Gonçalves (em refrigeração) e Anderson Carlos Moreira Tavares (em informática)- e três medalhas de prata -Rafael Sansão (em fresa), Carla Marangoni (em design) e a dupla Everton Toigo e Felipe Mendonça Trindade (em mecatrônica). Vários outros alunos conquistaram medalhas de bronze e certificados de excelência que reconhecem a sua alta capacitação profissional.
Foi uma grande conquista. Num país que ainda se perde nas tarefas de alfabetizar as crianças, de preparar os adolescentes para o trabalho e de formar os jovens para a cidadania, é emocionante registrar o grande brilho dos brasileiros.
O leitor já avaliou o que é o Brasil estar à frente da Suíça, da Suécia, da Dinamarca, da Finlândia, da França, de Cingapura, da Austrália, do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá, da Alemanha, da Inglaterra e de tantas outras nações do Primeiro Mundo?
Os vencedores estão de parabéns, merecidos. Seus pais estão orgulhosos, com razão. A gente do Senai merece um abraço patriótico por ter provado que o trabalho bem-feito nos leva à gloria. A boa educação colocará o Brasil entre os melhores países do mundo.

antonio.ermirio@antonioermirio.com.br


ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES escreve aos domingos nesta coluna.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A legião do diabo
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.