São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Aposentadoria
Neste momento de debate sobre a mudança na idade de aposentadoria, parece haver uma incoerência ao manter-se a regra de que os homens devam se aposentar em idade superior à das mulheres. A expectativa de vida das mulheres é bem maior que a dos homens. O homem brasileiro morre antes que a mulher. É de se perguntar o motivo dessa distorção. Seria para corrigir alguma injustiça? Qual?
ALENCAR GRACINO (Curitiba, PR)

Polícia
Como mulher, senti um alívio ao saber que a corregedora da Polícia Civil deixou o cargo. Ela classificou como "necessária" a revista íntima a que foi submetida uma escrivã. A corregedora traiu sua condição feminina. Falta agora sair o secretário da Segurança, que se mostrou intransigente na apuração dos fatos. Ainda bem que esse vídeo vazou!
TATIANA LA SCALA LAMBAUER (Santos, SP)

Kassab
Há dias que o prefeito Kassab está presente em todo noticiário, tratando de suas futricas políticas. São Paulo, porém, nunca esteve tão abandonada e maltratada. Parece que a prefeitura acabou e a cidade sobrevive apenas pela força da inércia. Faço votos para que os paulistanos acertem as contas com ele nas próximas eleições.
ELIAS DA COSTA LIMA (São Paulo, SP)

Maus-tratos no parto
Concordo com o leitor Sérgio R. S. B. Santos ("Painel do Leitor", ontem). O problema dos maus-tratos no parto é a falta de educação. Falta de educação da equipe de profissionais que atendem a essas mulheres. É essencial melhorar a formação inicial e continuada de médicos, enfermeiros e demais profissionais para que sejam capazes de lidar com um momento tão singular e importante como o parto.
ELISABETE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Marinha
Em relação ao texto "Falta de profissionais para navios deve piorar em 2013" ("Mercado Aberto", 22/2), a Marinha do Brasil esclarece que, assim como se verifica em outras áreas profissionais, há hoje carência de oficiais de Marinha Mercante no mercado de trabalho nacional. Isso é devido ao acelerado crescimento da explotação e da exploração de petróleo e gás natural que exige um número cada vez maior de embarcações de apoio marítimo, assim como da navegação de cabotagem e da construção naval.
A Marinha vem adotando, antes mesmo do anúncio da descoberta das reservas da camada do pré-sal em 2008, uma série de medidas para aumentar o número de oficiais e subalternos a serem formados. Em 2000, foram disponibilizados 99 novos oficiais, número que cresceu para 580 em 2010, devendo chegar a 700 em 2011 e ao milhar em 2014.
Ainda em 2011, serão formados cerca de 15 mil novos marítimos subalternos para emprego pela Marinha Mercante Nacional.
PAULO MAURICIO FARIAS ALVES , contra-almirante e diretor de comunicação social da Marinha do Brasil (Brasília, DF)

Folha, 90
Faço votos de longa vida e grande êxito ao jornal que vem a ser verdadeiro marco na história democrática do país.
GILMAR MENDES , ministro do Supremo Tribunal Federal (Brasília, DF)

 

Em nome do Comitê Olímpico Brasileiro e em meu próprio, cumprimento a Folha pela importante data e pelo papel primordial que desempenha para a sociedade brasileira.
CARLOS ARTHUR NUZMAN , presidente do COB (Rio de Janeiro, RJ)

 

Parabenizo esse importante veículo de comunicação.
HENRIQUE EDUARDO ALVES , deputado pelo PMDB-RN (Brasília, DF)

 

Gostaria de registrar meus cumprimentos pela passagem dos 90 anos da Folha, um veículo cuja história é marcada pelo firme compromisso com a exatidão e a imparcialidade.
MAURO FIGUEIREDO , presidente do Grupo Fleury (São Paulo, SP)

 

Há nove décadas a Folha vem se destacando em inovação e pioneirismo na modernização da mídia brasileira e vem registrando a história do país com uma consagrada equipe de profissionais.
IVETTE RIZKALLAH , presidente do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo, SP)

 

Congratulo-me pelo fato de a Folha ser um fiel parceiro no trabalho de um diplomata, oferecendo sempre informação confiável e precisa, comentários profundos e imparciais.
SERGEY AKOPOV , embaixador da Rússia no Brasil (Brasília, DF)

 

Desejo sucesso à nossa Folha hoje e nos próximos 90 anos.
CLÁUDIO LEMBO , ex-vice-governador de São Paulo (São Paulo, SP)

 

A Folha alcançou, ao longo dessa jornada, seu merecido êxito, tornando-se o maior e mais influente jornal do país.
ARYSTÓBULO DE OLIVEIRA FREITAS, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (São Paulo, SP)

 

Graças ao seu alto espírito de independência e responsabilidade, a Folha tornou-se exemplo de luta pelos princípios da legalidade e da democracia, tornando-se referência na imprensa.
ROBSON BRAGA DE ANDRADE, presidente da CNI -Confederação Nacional da Indústria (Brasília, DF)

 

Em meu nome pessoal e no de todos amigos da SPGA desejamos parabéns pelos 90 anos de sucesso.
LUIZ SALES, ALEX PERISCINOTO, WALTER FONTOURA, SERGIO GUERREIRO e DANIEL BRUIN, da SPGA Consultoria de Comunicação (São Paulo, SP)

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy (São Paulo, SP), Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (São Paulo, SP) e Ricardo Izar JR., deputado pelo PV-SP (Brasília, DF).
Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ricardo Meirelles: Assim é se lhe parece

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.