São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CLAUDIA ANTUNES

À altura do tempo

RIO DE JANEIRO - O filósofo do direito americano Ronald Dworkin defendeu que Barack Obama parta para o confronto com a direita que obstrui seu governo, em vez de buscar um acordo com ela.
No blog da "New York Review of Books", ele provocou o ocupante da Casa Branca. Transcreveu um discurso de Franklin Delano Roosevelt, o mais venerado dos presidentes democratas dos EUA.
Feito em 1936 no Madison Square Garden (Nova York), quando Roosevelt concorria à primeira de três reeleições, o pronunciamento é contundente do início ao fim.
O trecho mais lembrado diz o seguinte: "Agora sabemos que o governo pelo dinheiro organizado é tão perigoso quanto o governo pelo crime organizado. Nunca antes na nossa história essas forças estiveram tão unidas contra um candidato. Elas são unânimes em seu ódio a mim -e eu saúdo esse ódio".
Os rivais enumerados por Roosevelt têm atualidade -o monopólio empresarial e financeiro, a especulação, o antagonismo de classe, o lucro com a guerra.
As circunstâncias eram diferentes. As consequências do crash de 1929, que jogara o desemprego a 25%, foram mais agudas do que as da explosão da bolha financeira em 2008. O ambiente ideológico era mais favorável ao intervencionismo estatal. E existe o argumento de que o que de fato salvou a economia dos EUA foi a Segunda Guerra.
Mesmo assim, o contraste reforça a constatação de que a crise atual nos países ricos não encontrou um líder capaz de mostrar uma rota de saída à população.
Obama e os principais líderes europeus parecem acovardados, mais confiantes em pesquisas de opinião do que no próprio tino. Na Europa, os governos vinham cultivando, em vez de combater, a raiva antiestrangeiros abraçada pelo autor dos atentados na Noruega.
Falta quem demonstre ser capaz de tomar a história nas mãos.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Como os pontos de crack
Próximo Texto: Vladimir Safatle: Um fantasma na Europa

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.