São Paulo, sábado, 26 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

Frustrações

RIO DE JANEIRO - Acabo de ler "Morcegos Negros", do jornalista Lucas Figueiredo, e fico com uma forte sensação de frustração. Não pelo livro, que é muito bom, mas pelo desfecho dos fatos que narra.
É raro, no país, um jornalista conseguir juntar tantas informações sobre um esquema criminoso como foi conseguido no caso PC. O livro documenta abundantemente as relações da máfia italiana e do narcotráfico com Paulo César Farias.
As informações e provas colhidas pela polícia e pela Justiça italianas contra o esquema PC repassadas para a polícia brasileira são numerosíssimas. O livro mostra, no entanto, como foi lenta e criminosamente negligente a ação de vários policiais, procuradores e juízes.
O resultado é a frustração. Os remanescentes do esquema PC continuam ativos. É o caso, por exemplo, do argentino Jorge Osvaldo La Salvia, um dos principais personagens do esquema e, portanto, do livro.
La Salvia foi flagrado no início deste ano intermediando licitações na Companhia Estadual de Habitação (Cehab) do governo Garotinho. O presidente da companhia era outro collorido, Eduardo Cunha, também personagem do livro de Lucas e afastado do cargo a contragosto.
E o próprio Collor aí está, límpido e faceiro, como se nada tivesse acontecido, preparando-se para voltar ao poder.
Por coincidência, acompanhamos nestes últimos dias outros casos igualmente frustrantes porque se encerram sem punições ou com punições brandas e sem que os esquemas que os provocaram fossem devidamente desmantelados.
São os casos da bomba na OAB (Rio, 1980, uma morte), do massacre de Corumbiara (Rondônia, 1995, 11 mortes) e da Clínica Santa Genoveva (Rio, 1996, 102 mortes).
Todos parecem comprovar que isso aqui parece a casa-da-mãe-joana.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Lula e 2002
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Plebiscito nacional: a vida e a dívida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.