UOL




São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA ESTAGNADA

O Produto Interno Bruto (PIB) da área euro, estimado em US$ 8 trilhões, registrou crescimento zero de abril a junho, após dois trimestres anteriores com expansão de apenas 0,1%. Alemanha, Itália e Holanda estão tecnicamente em recessão. O PIB da França encolheu 0,3% entre abril e junho, apesar da expansão do gasto público. O déficit fiscal na França e na Alemanha já ultrapassou o limite de 3% do PIB definido pelo Pacto de Estabilidade europeu por dois anos consecutivos.
O Banco Central Europeu mantém a taxa de juro básica da área euro em 2% ao ano, mas a ameaça de deflação continua rondando a região. Durante o mês de julho, os preços caíram 0,2%. Apenas na Alemanha foi registrada inflação -de 0,3%.
Diante desse cenário, a partir de julho o euro inverteu seu movimento de valorização. A cotação da moeda passou a cair no mercado internacional, apesar de as emissões líquidas de bônus em euro terem superado as realizadas em dólares nos últimos três trimestres. Em sentido contrário, as Bolsas de Valores européias apresentaram forte movimento de alta, refletindo a expectativa de a recuperação da economia norte-americana contribuir para tirar a zona do euro da estagnação.
Mais uma vez, a retomada da economia européia e, por conseguinte, da mundial permanece dependente da evolução dos problemas da economia americana: elevado déficit em conta corrente e fiscal, expansão do consumo doméstico mediante taxas de juros baixíssimas e valorização do dólar. Seria desejável que os desequilíbrios fossem enfrentados com maior coordenação entre as três grandes áreas econômicas -EUA, Europa e Ásia. Por ora, no entanto, esse esforço é tímido ou quase inexistente, o que mantém as apreensões sobre os desdobramentos do quadro internacional.


Texto Anterior: Editoriais: CARÊNCIA BÁSICA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Um plano B para o comércio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.