São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Sanções à Líbia
Os EUA já adotaram sanções contra Muammar Gaddafi, congelando seus ativos naquele país, que incluem até ações em jornal de destacada importância.
A ONU ainda não alcançou um consenso quanto ao tipo de sanções a serem adotadas em relação à Líbia, o que é justificável, considerando-se o usual paradoxo, no direito internacional, de que, ao punir um Estado ou governo, pode-se na verdade atingir o seu povo, em recrudescimento de seu drama social.
AMADEU R. GARRIDO DE PAULA, (São Paulo, SP)

Belo Monte
A Folha noticiou ontem a suspensão, pela Justiça Federal, da licença concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a usina hidroelétrica de Belo Monte. É o momento de refletirmos se o Ibama tem realmente meios institucionais de se contrapor à vontade do Poder Executivo.
As demissões dos últimos presidentes desse órgão mostram que não há independência para atuar.
Está na hora de transformá-lo em uma agência de proteção ambiental, à semelhança da EPA americana. Não se quer um enfrentamento entre órgãos federais, mas um mínimo de eficiência, baseada na impessoalidade constitucional.
PAULO AFFONSO LEME MACHADO, professor doutor de direito ambiental e autor do livro "Direito Ambiental Brasileiro" (Piracicaba, SP)

Kassab
Em vez de se preocupar em mudar de partido, o prefeito Gilberto Kassab deveria se preocupar em cuidar da cidade que o elegeu e melhorar a sua administração pífia e medíocre.
PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JR., (São Paulo, SP)

CPMF
Antes de falar em ressuscitar a famigerada CPMF, que foi batizada de provisória e depois tornou-se definitiva até sua morte, em 2007, o governo Dilma Rousseff, que me parece mais ligado à realidade brasileira, deveria esclarecer onde foram parar mais de R$ 270 bilhões arrecadados e que entraram na conta do Tesouro desde sua criação.
Penso que para a saúde certamente não foram, senão não estaríamos vendo essa situação degradante nos hospitais. É chegada a hora de nós, pagadores de escorchantes impostos, reagirmos. A presidente Dilma tem que ter pulso, tomar as rédeas, governar de verdade e não permitir mais uma traição aos brasileiros.
Do contrário, terá sérios problemas, visto que seu antecessor no cargo, que se declarou favorável à volta da indigitada "contribuição", deu mostras evidentes de que pretende influir em decisões dessa magnitude.
JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA, (Lins, SP)

Folha, 90
Cumprimentamos a Folha por seus primeiros 90 anos de existência e de credibilidade, conquistada com a independência de opinião, isenção no tratamento das fontes de informação e defesa dos valores democráticos.
JORGE GERDAU JOHANNPETER, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, e ANDRÉ B. GERDAU JOHANNPETER, diretor-presidente da Gerdau (São Paulo, SP)

 

Gostaria de parabenizá-los pelo conjunto de ações em favor da comemoração dos 90 anos.
ANTONIO GIL, presidente da Brasscom -Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (São Paulo, SP)

 

Nossos cumprimentos pela celebração dos 90 anos da Folha, um jornal sempre à frente de seu tempo e que trouxe novos paradigmas à imprensa brasileira.
RICARDO TERENZI, diretor de Relações Institucionais do Itaú, e PAULO MARINHO, superintendente de comunicação corporativa do Itaú (São Paulo, SP)

 

Parabenizo a Folha pela seriedade e pelo compromisso com a informação nestes 90 anos dedicados ao jornalismo de qualidade.
FERNANDO BEZERRA COELHO, ministro da Integração Nacional (Brasília, DF)

 

Além da importância na consolidação da democracia, a filosofia pluralista que a Folha desenvolveu e defende oferece contribuição imprescindível para a formação da sociedade brasileira.
HERMES FERREIRA FIGUEIREDO, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

 

Parabéns à Folha pela sua história e pela sua importância. Não sei se para um jornal 90 anos corresponde a uma idade jovem, adulta ou idosa. O importante é que a Folha continue juntando as qualidades dessas três fases da vida para fazer sempre um jornal vigoroso, maduro e experiente.
LUIZ ANTONIO DA SILVA (Ribeirão Preto, SP)

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Claudio L. Lottenberg, presidente da Confederação Israelista do Brasil, e Fernando K. Lottenberg, secretário-geral da Conib (São Paulo, SP), José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mário César M. de Camargo, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Fábio Arruda Mortara, presidente do Sindigraf, Levi Ceregato, presidente da Abigraf-SP, e Reinaldo Espinosa, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Roberto Soares Garcia: Respeito à própria intimidade

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.