UOL




São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Pior para os fatos

RIO DE JANEIRO - Numa antiga mesa-redonda sobre futebol, ficou famosa a briga entre Nelson Rodrigues, que torcia pelo Fluminense, e o Zé Maria Scassa, que torcia pelo Flamengo. Os dois brigavam com direito a tudo, inclusive a xingamento pessoal. Num dia de Fla x Flu que terminou com a vitória de um a zero para o Fluminense, a torcida rubro-negra sentiu-se roubada pelo juiz, pois o gol tinha sido feito em clamoroso impedimento, o que todos viram, menos o juiz e o Nelson.
No debate, a discussão azedou e, no calor das injúrias, o mediador, que era o Armando Nogueira, pediu licença para exibir o videoteipe, que era então uma novidade. E o VT dava razão ao Scassa: o gol fora feito naquilo que antigamente chamavam de "banheira". Scassa cobrou: "E agora, Nelson? O que achou do VT?".
Nelson não se apertou: "O VT é burro! Pior para ele!".
Estou lembrando essa história porque li um depoimento do Miguel Arraes sobre as mortes de JK, de Jango e de Lacerda numa comissão da Câmara dos Deputados cujo relator foi o Miro Teixeira. Com aquele jeitão de jagunço, Arraes, que estava exilado na Argélia por ocasião da morte dos três, ouviu os laudos e os depoimentos tidos e havidos na comissão que davam como acidente o caso de JK e como natural o falecimento de Jango e de Lacerda. Instado a dar a sua opinião, Arraes relatou diversas mensagens que recebera de diferentes fontes internacionais avisando que em breve seriam assassinados os principais líderes políticos do Cone Sul, entre os quais Allende, Letelier, JK, Jango, Prats, Lacerda e outros (na lista estaria Leonel Brizola, que, asilado pelo presidente Jimmy Carter nos EUA, conseguiu escapar).
E Arraes concluiu o seu depoimento: "Tenho a certeza de que os três foram assassinados. Sim, os fatos não provam isso. Pois pior para os fatos!".


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Um por todos, todos por um
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Sangue e areia nas manhas da história
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.