São Paulo, domingo, 27 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Alimentos
"Mato Grosso é um Estado que produz soja para bois e porcos da China, da Europa e dos EUA, entre outros países para os quais ela é exportada. E algodão não é alimento. Restam, em Mato Grosso, a pecuária -a maior parte para exportação- e o arroz. O agronegócio está voltado para o enriquecimento dos latifundiários, e não para alimentar o povo. No "Desmatamento Grosso", não há incentivo para a agricultura familiar, por isso frutas, verduras, legumes e outros grãos são levados de Goiás e de São Paulo para lá e vendidos a um preço alto. Portanto, que know-how tem o governador Blairo Maggi para falar da produção de alimentos para a população brasileira ("Desmatar é remédio para crise da comida, diz Maggi" (Ciência, 25/4)?"
MARIA CRISTINA TRONCARELLI (São Paulo, SP)

Pesquisa
"Por alguns meses, nós, pós-graduandos, acreditamos na mentira de que as bolsas de pesquisa seriam reajustadas em abril. Mas abril já se finda, e a desculpa mais que esfarrapada para o não-aumento foi o corte no Orçamento da União. Mas, conforme a Folha de ontem ("Receita tributária bate recorde e soma R$ 162,5 bi no ano'), a arrecadação foi recorde. É vergonhoso estudar em um país em que o próprio presidente trata a comunidade científica com total desprezo. Será porque o retorno em votos é pequeno?"
ANDRIGO MONROE PEREIRA (Rio Claro, SP)

Cortesia
"Muito interessantes as observações críticas do presidente da OAB-SP sobre o tratamento dado a advogados pela Polícia Federal ("OAB condena uso de algemas em prisão de advogado pela PF", Brasil, 26/4). Sabe muito bem o senhor Luiz Flávio d'Urso, por força de ofício, que rege a Constituição que todos são iguais perante a lei, inclusive os advogados. Portanto, se traficantes, ladrões, assassinos, pedófilos, estelionatários e outros meliantes são algemados, os advogados também merecem essa cortesia do Estado. Na verdade, advogados bandidos deveriam ser tratados de maneira especial pela lei, com penas maiores e muito mais rigidez, já que, teoricamente, conhecem muito bem a mesma lei que burlam. Chega de corporativismo cínico."
PAULO BALDUINO (Brasília, DF)

Araguaia
"O que aconteceu em São Domingos do Araguaia no último dia 25 é um alerta para aqueles que sentem saudades da ditadura militar ("Aliado de militar vai a audiência no Araguaia", Brasil, 26/4). Lá estavam os mesmos homens que aterrorizaram a região naquela época, provocando o mesmo terror para garantir que seus crimes continuassem debaixo do tapete.
Meu pai, um policial militar, foi preso e torturado durante um mês nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo. Foi proibido de trabalhar e, em qualquer tentativa de arrumar um emprego, os secretas da PM iam ao local de trabalho avisar que se tratava de um "subversivo". Nossa família foi vigiada durante anos. Não pudemos acompanhar nem o enterro de um amigo que foi morto na tortura, pois a PM só permitiu que a família estivesse presente. O restante eram agentes da repressão.
Fico indignado quando pessoas levianas e sem nenhum conhecimento histórico dos fatos escrevem absurdos como os que tenho lido nos últimos dias. Não existe dinheiro que pague o trauma sofrido pela família. O governo brasileiro tem a obrigação de abrir os arquivos da ditadura para que, definitivamente, caia a máscara dos "defensores da democracia"."
ORLANDO F. FILHO (São Paulo, SP)

A cor da pele
"É raro hoje em dia encontrar alguém tão informado e sábio como Drauzio Varella ("Éramos todos negros", Ilustrada de ontem). Com 19 parágrafos e meio de informações científicas, bastaram mais três linhas para expressar de modo direto e contundente a sua tão acertada e íntegra opinião."
TANI BRZOSTEK MULLER (São Paulo, SP)

Impostos
"É uma afronta aos contribuintes o presidente ter condicionado o aumento de recursos destinados à saúde ao aumento da carga tributária. Minha sugestão óbvia: acabar com a roubalheira generalizada, com a malversação de verbas públicas, com os repasses para ONGs de fachada dos apaniguados e com a publicidade das administrações públicas em todos os níveis. Publicidade, só de interesse estritamente público, dos cidadãos. A verdadeira propaganda é a aplicação correta dos impostos."
CARLOS DIAS (São Paulo, SP)

Isabella
"Alguém reclamou, no "Painel do Leitor" de sexta-feira, que a mídia dá mais importância ao caso Isabella do que a informações de utilidade pública, como o tremor de terra. Mas, daqui para a frente, mesmo um insano mental, se pretender fazer mal para qualquer de nossas crianças, pensará duas, três, "n" vezes antes de fazê-lo, tendo em vista tamanha repercussão obtida na mídia e no consciente das pessoas sobre esse crime horrendo -repercussão essa alimentada pela imprensa, que fez o seu papel."
LUIZ ANTONIO BERNARDES DA SILVA (São Carlos, SP)

 

"A espetacularização do assassinato de Isabella se deve mais à forma como ela foi morta do que ao comportamento mórbido do povo ou à ganância da imprensa. E a agressão pode ter partido de dois adultos em que ela confiava. Isso nos sensibiliza. Alguns intelectuais, porém, preferem duvidar de evidências e criticar a indignação popular. É justo? Conter os ânimos, sim, mas, em assuntos como este, não se pode tergiversar."
IDALINA REIS E SILVA (Salvador, BA)
 

"Peço que o artigo "Vox populi, vox Dei?" (25/4) seja reproduzido na Primeira Página. Preciso justificar?"
WALDEMAR F. PINTO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Bertha Becker, Carlos Nobre e Roberto Bartholo: Uma via para a Amazônia

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.