São Paulo, domingo, 27 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
A posição do DEM de criticar o vice de Serra está corretíssima. O PSDB e o PT são partidos socialistas. O que faz a diferença é a aliança com o DEM. Além disso, Serra não é popular.
O ideal seria o DEM lançar candidato próprio, pois democratas, conservadores e nacionalistas não têm em quem votar!
FRANCISCO ANÉAS (São Paulo, SP)

Voto e pedágio
Ninguém na campanha de José Serra está dando importância ao peso que tem nas intenções de voto a extorsão promovida pelo PSDB ao povo e às empresas obrigadas a transitar pelas estradas de São Paulo. E no dia 1º o pedágio subirá no Estado.
Qualquer pesquisa eleitoral que seja feita depois disso registrará, com certeza, queda das intenções de voto em Serra na região Sudeste.
A estrada que utilizo diariamente para ir trabalhar, a SP-340, já foi recapeada tantas vezes sem necessidade que daqui a pouco será preciso uma escada para subir na rodovia.
Por coincidência, a empreiteira que faz o recapeamento é a mesma que tem a concessão do pedágio.
LUIS EDUARDO BARRICHELLO (Mogi Mirim, SP)

Escuta nas prisões
A OAB ficou ouriçada com aquela história das escutas nas prisões. Mas e sobre os celulares que são levados por advogados de presos para os presídios, o que a OAB tem a dizer?
JAIRO VEIGA (Cajati, SP)

 

Achei hipócrita o argumento do advogado Alberto Zacharias Toron de que não poder grampear conversas entre presos e seus advogados é um preço módico a pagar pela democracia ("Sigilo é essencial para o Estado de Direito", "Tendências/Debates", ontem). Preço módico para quem? Certamente não para as pessoas que perderam entes queridos em crimes comandados pelos piores bandidos deste país através de seus advogados.
Além disso, se o Poder Judiciário pode autorizar escutas de qualquer cidadão, por que não poderia fazer o mesmo com os piores violadores de direitos humanos deste país que são os próprios bandidos?
ALDO FELICO NALETTO JÚNIOR (São Paulo, SP)

 

O juiz Ricardo de Castro Nascimento terminou bem, mas começou mal seu artigo "Não há seminaristas morando nas prisões", "Tendências/Debates", ontem).
O princípio da isonomia é completamente avesso à distinção que nos é apresentada no início de sua opinião favorável à escuta legal das conversas entre advogados e os seus clientes em presídios.
Opor presos a seminaristas não parece apontar para uma sociedade mais segura. Basta ler os jornais ultimamente para temer por nossas crianças se o ideal de sociedade do Excelentíssimo Senhor Ricardo Nascimento pudesse se concretizar. Graças a deus, aqui quem manda é a Constituição.
DANIEL GUERRINI (Porto Alegre, RS)

Copa e Ficha Limpa
O acontecimento mais importante no Brasil nos últimos 50 anos foi aprovação do projeto de lei da Ficha Limpa.
Por esse fato tão importante não vi buzinaços, não vi passeatas, não vi bandeiras tremulando nas ruas, sacadas e vitrines de lojas, não vi lojas fechando nem indústrias parando para comemorar acontecimento de tal envergadura.
Mas tudo isso estou vendo por causa de um simples jogo de futebol, que não traz nada de melhoria para a população.
ALDO PAVANELLO (Jaraguá do Sul, SC)

Seleção
Será que o povo, os analistas e os torcedores se esqueceram de que o Ganso foi operado do joelho? Será que ele se sujeitaria a uma intervenção cirúrgica se o problema fosse simples, como alguns da imprensa querem passar para a galera do lado de fora do alambrado?
Quanto à partida contra Portugal, o que senti é que os dois times fizeram de tudo para perdê-la, sendo o empate um "ótimo resultado para ambas as partes", como diria o apresentador Celso Russomano.
MURILO J. G. CABRAL (Salvador, BA)

Saúde
O Brasil tem um sistema de saúde quase perfeito na Constituição, mas deficiente na prática.
Portanto, não nos iludamos com os números do artigo do secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame ("Os avanços concretos do SUS", "Tendências/Debates", 22/6).
Admiro o secretário, mas a queda na mortalidade infantil, o aumento das consultas pré-natal, a redução da desnutrição e o crescimento da vacinação já melhoraram no mundo inteiro há décadas, graças a novas tecnologias da medicina, a campanhas de esclarecimento e de vacinação, a obras de saneamento básico, a novos medicamentos etc.
Essa é uma melhora inercial, sobre a qual o sistema de saúde tem uma parcela discutível de responsabilidade.
MARIANNE PINOTTI, doutora em medicina e ex-secretária de Saúde de Ferraz de Vasconcelos (Ferraz de Vasconcelos, SP)

Alma acolhedora
Emocionante e importante o testemunho da professora/leitora Selma Antunes no "Painel do Leitor" de ontem.
Mostra o lado bom da alma da classe média brasileira acolhedora, enquanto a vereadora tucana Mara Gabrilli mostra o lado mesquinho e sectário.
FRANCISCO VIOLA (São José dos Campos, SP)

 

Quanta violência contra a vereadora Mara Gabrilli só porque ela perguntou se os pais deixariam os filhos tendo a senhora Dilma Rousseff como babá. Os revoltados não consideraram a hipótese de as pessoas responderem "sim". São eles os preconceituosos. A vereadora apenas fez um exercício de democracia.
GISELLE AGUIAR (Sorocaba, SP)

Aviões
A lei 12.271, de 24/6/2010, aprovada pela Câmara, doa à República Paraguaia três aviões Tucanos T-27 da FAB. O traslado fica por conta do país vizinho. A esse custo, é provável que o Paraguai leve toda a força aérea.
HUMBERTO DE LUNA F. FILHO (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES
Goffredo: da morte à vida

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.