São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Correios
"Nasce um otário a cada minuto.
No dia seguinte à greve dos carteiros, após sabermos que o governo atendeu a todas as reivindicações, somos brindados com a notícia do substancial aumento das tarifas postais. Ou seja: sofremos por mais de 20 dias prejuízos materiais e morais e ainda vamos pagar a conta!"
RUBEM PRADO HOFFMANN JR. (São Paulo, SP)

Cacciola
"Custo a crer que Salvatore Cacciola tenha sido extraditado para ser libertado. Mas, a julgar pelo comportamento da Justiça, parece que é isso que vai acontecer."
EMANUEL CANCELLA (Rio de Janeiro, RJ)

Juízes
"Fiquei indignada com o artigo ("Tendências/Debates", 25/7) no qual o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti defende os altos salários dos juízes em relação aos pagos aos professores. Seus argumentos são vergonhosos. Quantos erros do Judiciário vemos por aí? A comparação dos salários dos membros do Judiciário com os das outras profissões é revoltante."
MARTHA LÚCIA PRADO LEMOS PÁDUA (Itu, SP)

Goebbels
"Com referência à carta de Fabrizio Wrolli ("Painel do Leitor", 25/7), a frase sobre a mentira consta do diário de Joseph Goebbels, encontrado pelos aliados no bunker de Hitler. Cópias desse documento encontram-se no Museu do Holocausto em Jerusalém e na Biblioteca do Congresso Americano. No seu original alemão, a frase diz: 'Se uma mentira for repetida o suficiente número de vezes, as pessoas passarão a acreditar nela. Agora seus seguidores a superarão (contarão uma mentira maior ainda)'."
TOMAS VENETIANER (São Paulo, SP)

 

"A propósito da missiva do sr. Fabrizio Wrolli, a frase atribuída a Joseph Goebbels é uma paráfrase de seu próprio texto "A Fábrica de Mentiras de Churchill", onde escreveu: "Os ingleses seguem o princípio de que, quando se mente, deve-se contar uma grande mentira e aferrar-se a ela. Eles mantêm suas mentiras, mesmo correndo o risco de parecerem ridículos". Embora a frase não seja como se atribui, a opinião expressa tem origem num texto seu, que saiu em 12/1/ 1941 no jornal 'Die Zeit Ohne Beispiel'."
SERGIO PINHEIRO LOPES (São Paulo, SP)

Advogados
"A inviolabilidade dos escritórios de advocacia criará um novo mercado para os advogados -qual seja, o de serviço de proteção para provas e informações comprometedoras. Essa não é a missão dos advogados! Sabemos que existem advogados que desonram a sua profissão, e essa categoria vai prosperar muito com a nova lei. A OAB deveria se opor a essa lei e não apoiá-la, sob pena de colocar a categoria a serviço do crime, e não a serviço da lei."
DURVAL MUNIZ DE CASTRO (Campinas, SP)

Multas
"A iniciativa do governo de encurtar os prazos para a cobrança de multas relacionadas a crimes ambientais merece aplausos, pois a situação está num patamar preocupante e são necessárias medidas enérgicas para preservar um bem de toda a humanidade."
MARTE FERREIRA DA SILVA (Atibaia, SP)

Pedágios
"A medida relatada na matéria "Motos pagarão pedágio em rodovias privatizadas de SP" (Cotidiano, 25/7) não obedeceu, ao contrário do que o repórter insinua, a "uma reivindicação das concessionárias", até porque a medida não se aplica às concessões já existentes.
Em relação às novas concorrências que serão feitas neste ano, a medida será aplicada, mas implicará redução do valor do pedágio quando comparado à tarifa que existiria se a medida não tivesse sido adotada.
Quanto às concessionárias existentes, nos contratos atuais não está incluído o pedágio das motos. Se houver renegociação dos contratos com vistas à inclusão, os pedágios atuais teriam de ser diminuídos."
PATRÍCIA REIS GUEDES, assessora de imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista José Ernesto Credendio - As concessionárias que já detêm os contratos no Estado reivindicam a cobrança de pedágio de motos nos próximos editais porque pretendem disputar as novas concessões. Além disso, há no governo estudos sobre a implantação da medida nas rodovias já concedidas.

Sabesp
"Com relação à reportagem "Sabesp desperdiça água potável e beneficia fábrica" (Cotidiano, 25/7), a Santher - Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A gostaria de esclarecer que nenhuma vantagem econômica vem sendo obtida pelo uso de água potável, em vez de não-potável, em seu processo produtivo. Ao contrário, a obrigatoriedade legal na aquisição de água da Sabesp aumentou seus custos de produção.
Tampouco a empresa foi beneficiada, pois pagou à Sabesp em 2001, em valores atuais, a quantia de R$ 3.456.000 para que fossem realizadas obras necessárias ao fornecimento de água não-potável, sendo certo que tal insumo é fundamental ao processo de fabricação de papel. Estranhamos o destaque pretensiosamente negativo na capa do caderno e o pequeno espaço dado à resposta oferecida pela Santher, que ora reiteramos."
PATRICIA POLO (São Paulo, SP)

Resposta dos jornalistas Alencar Izidoro e Evandro Spinelli - Conforme explica a reportagem, a Sabesp firmou um contrato pelo qual a Santher, desde 2001, tem recebido água potável por um preço muito abaixo do de grandes clientes (hoje, no mínimo 45% inferior). A própria estatal admite que essa diferença acumulada é de R$ 7,6 milhões desde junho de 2003. A nota anterior da Santher, além de não responder a diversos questionamentos da Folha, limitava-se a relatar todos os fatos que foram publicados. A empresa, que não citava o alegado aumento nos custos de produção na nota, não os explica agora na carta.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: A crise do petróleo e os biocombustíveis

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.